TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

7 maneiras de melhorar um dia ruim

Artigo: 7 maneiras de melhorar um dia ruim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  Artigo  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

Provavelmente estás familiarizado com a psicologia inversa: é quando ordenamos algo a alguém e esta pessoa faz exatamente o contrário. Teoricamente, as pessoas odeiam que a sua liberdade seja restringida. Por isso rebelam-se quando isso acontece.

» 4 dicas para seres mais persuasivo

» 10 lições de Benjamin Franklin para conseguires o que queres

» 7 maneiras de melhorar um mau dia

Quando é que a psicologia inversa funciona? Está comprovado que as pessoas reagem sempre às restrições, querendo ainda mais aquilo que lhes é proibido? Investigações psicológicas divulgadas pelos seguintes livros, Social Psychology and Human Nature, Comprehensive Edition e Theories in Social Psychology, mostram e confirmam a teoria de que gostamos do proibido:

Nos estudos divulgados nas publicações citadas acima, crianças que eram proibidas de brincar com determinados brinquedos, logo após a proibição achavam-nos mais atraentes. O mesmo aconteceu quando se pediu a alguns adolescentes que escolhessem posters. Outra investigação interessante revelou que as restrições por idade atraíam mais ainda aqueles que eram demasiado novos para assistir ao programa em questão.

Em geral, quando alguém diz que não podes fazer ou ter algo, acontecem3 coisas:

1- Queres ainda mais aquela coisa

2- Rebelas-te para assegurares a tua liberdade

3- Encolerizas-te contra a pessoa que te proibiu

A psicologia inversa funciona melhor com pessoas mais contrárias e resistentes. No entanto, tem cuidado ao tentar convencer alguém através da psicologia inversa, pois as pessoas detestam ser manipuladas. Se sentirem que estás a tentar fazer com que façam alguma coisa através da psicologia inversa (exigindo que façam o contrário), rebelar-se-ão e o resultado será o inverso. Ou seja, farão o que lhes é pedido, mas apenas para estragar os planos de tentativa de controlo.

Nem mesmo os melhores investigadores sabem até que ponto esta técnica pode funcionar. De seguida listamos alguns factos que podem aumentar a probabilidade da eficácia da psicologia inversa:

1- Quanto mais atrativa e importante é a restrição, mais eficaz será a tática.

2- Quanto maior a restrição à liberdade, mais eficaz se torna a técnica, também.

3- Ameaças e restrições arbitrárias produzem maiores contestações, uma vez que não fazem sentido. Consequentemente, as pessoas rebelam-se mais facilmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com