TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISE NOSEDIVE

Por:   •  17/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 4

A partir do conteúdo exposto nos Capítulos sobre Coerção e de aulas anteriores sobre Controle de Estímulos, responda as seguintes perguntas referentes ao episódio Nosedive de Black Mirror:

  1. Na distopia apresentada no episódio Nosedive de Black Mirror, todos os membros da sociedade são constantemente avaliados uns pelos outros através de uma escala de estrelas que varia entre 1 e 5. A pontuação geral de cada indivíduo determina acessos a recursos como emprego, acesso a determinadas áreas restritas, entre outros. De acordo com o conceito de tríplice contingência analise os comportamentos “socialmente aceitos” emitidos pela protagonista no início do episódio. Descreva estímulos discriminativo, comportamento e consequência identificando a relação (reforço positivo, fuga/esquiva, punição positiva, punição negativa).

  1. Ao longo do episódio os comportamentos “socialmente aceitos” da protagonista deixam de produzir as consequências reforçadoras que produziam anteriormente, caracterizando um processo de Extinção. Identifique esse processo, e seus efeitos, nas cenas do episódio e os descreva.
  1. Murray Sidman em seu livro Coerção (1995) descreve o controle coercitivo existente na sociedade. Ao assistir o episódio Nosedive, você identifica controle coercitivo na distopia apresentada? Descreva. Cite também os efeitos a longo prazo de uma coerção generalizada, através da leitura do Capítulo 14 intitulado “Coerção gera Coerção”.

Respostas

  1.  No inicio do episodio a protagonista se comporta de maneira extremamente gentil, ela é obcecada por ser, bem recebida, é sempre simpática e adorável com as pessoas, pois precisa ser bem avaliada para ter uma classificação alta na sociedade. Quando Lacie tem comportamentos que são bem vistos pela sociedade ela recebe uma nota boa pelo seu comportamento, podemos ver na lanchonete que mesmo não gostando do que pediu ela tirou uma foto em busca de avaliações positivas, no elevador ao encontrar uma amiga mais velha que não demonstra interesse algum em querer conversar com ela, Lacie continua a puxar assunto para poder ser bem avaliada pela amiga, nestes dois casos ela teve seu reforço positivo alcançado recebendo notas 5.

Quando Lacie procura uma casa para locar ela descobri que precisa aumentar sua nota para conseguir um desconto na locação tornado isso um reforçador fazendo com que Lacie  aumente a frequência de seus bons comportamentos para ter como resposta  sua popularidade aumentada.

No desespero por popularidade, Lacie ao encontrar seu amigo recentemente separado e com a popularidade baixa ela se esquiva do amigo com a desculpa de que esta atrasada para não ser vista com ele e não receber uma nota baixa. No elevador encontra uma novamente sua amiga mais velha e novamente tenta puxar assunto mas dessa vez não obteve o reforçador esperado, tendo uma punição positiva onde foi lhe dado  uma nota muito baixa.

Ainda na busca por popularidade Lacie posta uma foto do seu urso Rabicho e novamente é reforçada positivamente por sua amiga Naomi que anteriormente havia lhe punido positivamente dando a ela uma nota baixa.

No aeroporto Lacie é punida negativamente, por seu mal comportamento o guarde tirou seus pontos por um tempo determinado.

  1. O processo de extinção começa com o taxista quando Lacie tem um bom comportamento deixando gorjeta e dando uma nota máxima para o taxista  e mesmo assim o taxista lhe da uma nota baixa, depois no ponto de carregamento ela é mais uma vez gentil com o homem da recepção, deu nota máxima para ele e ele também lhe deu uma nota baixa. Em outro momento Lacie esta andando pela estrada esperando por uma carona e as pessoas ao passarem por ela lhe dão notas baixas sem ela ter feito absolutamente nada. Quando sua amiga Naomi liga para dizer que não é mais para ir ao casamento ela fica extremamente irritada e aparece no casamento sem fazer questão alguma de ser gentil e educada, nesse ponto já se tem uma extinção do bom comportamento aceito sobre o olhar da sociedade, Lacie fala coisas grosseiras e muitos palavrões e xingamentos deixando as pessoas horrorizadas e fazendo com que todos lhe atribuíssem notas extremamente baixas, em um certo momento ela pega uma faca como ameaça para que o esposo de Naomi não à tire da festa.

Já na prisão Lacie se depara com um homem que esta olhando para ela e mais uma vez não existe gentileza em suas falas, ela e o homem começam a insultar um ao outro.

  1. Sim, o controle coercitivo está presente neste episódio.

Quando Lacie teve seu voo cancelado ela foi punida por estar ameaçando a atendente e por seu mal comportamento, esta punição é aplicada para que este comportamento não aconteça novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com