TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE ENTRE EPISÓDIOS DA SÉRIE “IN TREATMENT” E O CAPITULO TRANSFERÊNCIA DO LIVRO PSICOTERAPIA DE PAUL DEWALD (1986).

Por:   •  8/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  2.476 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

LAISA NOVAES ROSA

VIVIANNE PRISCILLA COSTA

ANÁLISE ENTRE EPISÓDIOS DA SÉRIE “IN TREATMENT” E O CAPITULO TRANSFERÊNCIA DO LIVRO PSICOTERAPIA DE PAUL DEWALD (1986).

CORUMBÁ

2020[pic 1]

LAISA NOVAES ROSA

VIVIANNE PRISCILLA COSTA

ANÁLISE ENTRE EPISÓDIOS DA SÉRIE “IN TREATMENT” E O CAPITULO TRANSFERÊNCIA DO LIVRO PSICOTERAPIA DE PAUL DEWALD (1986).

Atividade apresentada à disciplina de Teorias e Técnicas Psicoterápicas: Enfoque Psicodinâmico I, do curso de Psicologia, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - CPAN.

Profª Dr. Tacinara Nogueira de Queiroz

CORUMBÁ

2020[pic 2]


SUMÁRIO

1 ANÁLISE DO PRIMEIRO EPISÓDIO…..............……………………………….......…3

2 ANÁLISE DO SEGUNDO EPISÓDIO…..............………………………………..........3

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.................................................................................7


1 ANÁLISE DO PRIMEIRO EPISÓDIO [pic 3]

Sophie é ginasta, tem 16 anos de idade e sofreu acidentes de moto e de bicicleta. No Relatório apresentado ao psicanalista diz que o acidente foi proposital, ou seja, que a mesma tem tendências suicidas. Sophie nega esta tendência e diz que a assistente social fala dela como já a conhecesse. Sophie apresenta-se muito resistente a terapia (podendo ser natural para a primeira sessão), e inicialmente está lá apenas para o analista fazer sua avaliação psicológica para que ela possa competir novamente e ir às olimpíadas. Também é notado muitos conflitos com a mãe segundo sua fala e defende ferreamente seu pai e seu treinador Cy, dizendo que ambos são os únicos que a compreende e a ama. 

Sophie é forçada a consultar um terapeuta, buscando "sua opinião profissional" sobre o acidente que sofreu e que causou sérias fraturas. Desde o início, observamos que as informações são vagas e não muito transparentes. Sophie reluta em fornecer dados e falar sobre si mesma. Ela não apresenta uma demanda por análise. Isso ainda é algo a ser construído, sendo tarefa da análise alcançá-lo. Podemos observar que o psicanalista ouve um "pedido latente" de ajuda, quando Sophie descreve a cena do acidente. Ela demonstra um tipo de funcionamento narcísico, no sentido de se apresentar fechada, defendida, desconfiada e assustada no encontro com o outro e consigo mesma (narcisismo secundário como retorno da libido em si).

 De acordo com Dewald (1986) a transferência é compreendida como uma forma de deslocamento que o indivíduo direciona para um objeto presente as atitudes, impulsos, defesas e sentimentos que ele obteve ou se relacionou com os primeiros objetos de sua vida, ocorrendo de modo inconscientemente. É possível observar esses comportamentos a todo momento durante a sessão, porém, um acontecimento marcante foi quando Sophie acha que há uma relação entre a mãe e o psicanalista, e fala que deveria ter ouvido os avisos do pai sobre não fazer a terapia, cena ao qual Sophie faz um comparativo entre Paul e sua mãe. Diante de toda angustia e desespero, Sophie tenta sair de cena, o que pode ser caracterizado como um conflito inconsciente. Essa situação neurótica retrata um deslocamento inconsciente das suas forças intrapsíquicas.

2 ANÁLISE DO SEGUNDO EPISÓDIO

No início do episódio há uma discussão entre Sophie e o pai, durante a sessão a paciente pergunta se o analista já fez sua avaliação, em contrapartida ele pergunta se ela havia feito sua atividade, diz que tentou fazer com seu pai, mas ele não teve tempo; tentou fazer com sua mãe mas acabou perdendo a paciência e discutiu com ela e, por último, tentou fazer com seu treinador, mas este estava muito ocupado para ajudá-la. Sophie estava toda molhada pois este dia estava chovendo e propôs ao terapeuta para que a ajudasse trocar de roupa, imediatamente ele pediu à sua esposa que ajudasse a ginasta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com