TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE DISCURSIVA

Por:   •  22/3/2021  •  Dissertação  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

        ATIVIDADE4

Controle de Estímulos

Aluna: REGIANE RODRIGUES DE OLIVEIRA R.A.: 361479216245

Semestre: 2Turno: NOTURNO

  1. Um aprendiz de música foi inicialmente treinado a identificar quando a nota  era tocada em um piano entre vários instrumentos que eram utilizados. O professor fez uma avaliação após uma semana, apresentado as notas do, , mi, , sol,  e si individualmente e em ordem aleatória no piano, para que o aluno dissesse quando o  era a nota tocada. O resultado desse teste foi: 4, 6, 8, 13, 7, 6 e 2 respostas, nas notas do, , mi, , sol,  e si, respectivamente.

a) Construa um gráfico (pode fazer à mão) mostrando o gradiente de generalização com os resultados do teste. Não esqueça de nomear os eixos: (150 pontos)

[pic 2]

b) Como se chama o princípio comportamental que descreve as respostas nas notas não treinadas?

R. Generalização: Classes de estímulos que apresentam similaridade física entre si e controlam um comportamento comum.

c) O aprendiz mostrou alguma discriminação? Justifique sua resposta, mencionando a definição do que é “discriminar”.

R. Discriminação “Simples”, uma vez que um estímulo antecedente “não elicia a resposta, simplesmente altera sua probabilidade de ocorrência.

  1. Você, como psicólogo/a, precisa melhorar as habilidades de comunicação de Lucas, uma criança diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA). Comece ensinando-o a relacionar alguns objetos de sua vida diária com palavras e seus sons.

Explique e exemplifique, de forma simplificada (em até dez linhas), como pode realizar um procedimento utilizando “emparelhamento de acordo com o modelo” para ensinar relações entre os estímulos mencionados (Precisamos ensinar diretamente relações entre todos os estímulos? Quais relações você ensinaria?). Não se esqueça de definir qual a conseqüência utilizada (Dê preferência a conseqüências naturais!). Como você pode garantir/saber que, após o ensino das relações, Lucas formou classes de estímulos equivalentes?

B. Objeto/ Figura

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

Chupeta  

Pente

Mamadeira

C) Som

  1. Palavra  (Mamadeira )

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

  1. PASSO: Darei inicio com treino da relação condicional entre AB e BC. Objetivo a criança identificar o que é uma mamadeira,  uma chupeta  e um  pente.
  2. PASSO: Treino “AB”, relação (texto-palavra- figura), apresentando a  palavra mamadeira em seguida a figura, pedirei para a sinalizar a figura da mamadeira, e assim sucessivamente  farei com os demais.
  3. PASSO: Treino “BC”, relação (figura-som) , apresentando a figura da mamadeira em seguida falarei a palavra mamadeira,  e assim farei com os demais , só teremos êxito treinado essas  relações. Para formar classe equivalentes de estímulos, farei  emparelhamento das relações .

REFLEXIVIDADE AA, BB, CC:

EX (AA): Mostrar a palavra pente, mostrar todas as palavras (chupeta/pente apontar /mamadeira), (BB: Destacar a figura chupeta, mostrar todas as figuras, (pente/mamadeira apontar, chupeta). (CC: Falar a palavra mamadeira, mostrar as palavras (som) (chupeta/pente/mamadeira), para que ele emita o som mamadeira.

SIMETRIA BA, CB:

EX (BA): Mostrar a figura chupeta, apresentar as palavras (chupeta/pente/mamadeira),apontar a palavra chupeta). (CB):Som da palavra copo,apresentar todas figuras (chupeta/mamadeira/pente), e pedir para destacar a figura pente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (38.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com