TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Por:   •  17/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Como resultado de fatores emocionais apresentado pelo periciando, de acordo Vygotsky, a historicidade é também uma das qualidades das funções superiores da emoção e do sentimento. Além disso, a historicidade pressupõe o desenvolvimento emocional, uma vez que a história caminha com o desenvolvimento da humanidade e, com isso, modificam-se os significados e sentidos dos sentimentos e emoções: "Aquilo que em uma época histórica provocava sentimentos especiais nos membros de uma classe social determinada, pode provocar sentimentos opostos nos membros de outra classe social e em outra época histórica" (Smirnov, 1969, p. 359). (3).

Trata-se, pois, de uma espécie de involução do desenvolvimento emocional humano. De acordo com Vigotsky (1997, p. 125)  "(...) a curva do desenvolvimento das emoções é descendente (...), com o progresso do desenvolvimento as emoções recuaram a segundo plano (...), o homem do futuro é um homem desprovido de emoções". Com isso, Vigotsky (1997) destaca a impossibilidade de estudar as particularidades das emoções exclusivamente humanas, uma vez que o avanço do psiquismo implicava no recuo da parcela emocional da vida psíquica. Os protagonistas dessa concepção de emoção como decorrente de reações orgânicas, aos quais Vigotski dedica parte de seu estudo em Teoria das Emoções, eram o fisiologista Carl Lange e o psicólogo William James (1842-1910). (4)

A avaliação no que diz respeito a importância sobre insensibilidade emocional apresentadas nos resultados do periciando é possível analisar, pelas contribuições da teoria da emoção por Wallon (1995) submete a uma observação tendo em vista que a emoção, pode ser um elemento desagregador, ou elemento ativador e organizador de ações. Wallon, ao invés de tomar partido por uma ou outra posição, preconizou que era justamente este caráter paradoxal e contraditório da emoção que lhe conferia um caráter organizador do comportamento do sujeito. Para ele, a emoção não pode ser vista isoladamente, mas integrada ao funcionamento da inteligência, da motricidade e do social e, por isso, fundamental para a própria sobrevivência da espécie humana, no estabelecimento de vínculos básicos interpessoais, inclusive na fusão e diferenciação entre os sujeitos e no conhecimento do real. As manifestações menos afetivas  também podem estar ligadas no comprometimento do vínculo gerado no seu desenvolvimento familiar, conforme MACEDO (1994 ), o âmbito familiar é fundamental para o desenvolvimento afetivo do indivíduo, assim como a instituição familiar é a principal responsável pelo processo de socialização primária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com