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A Alegoria Da Caverna De Platão

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Por:   •  19/12/2014  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  513 Visualizações

Neste aspecto a pessoa é vista como pertencente a um grupo

e uma posição na sociedade da qual é um representante, sem deixar

de ser também uma pessoa singular. Os autores sócio-históricos

afirmam que os interesses e exigências do grupo tomam carne e

voz, consciente ou inconscientemente, na pessoa. Assim, a pessoa

se descobre uma forma particular de um grupo social, ela é

portadora da cultura do grupo que pertence, e, principalmente, do

grupo com o qual se identifica.

A Teoria Sócio-Histórica considera que o social está

constituído pelo mundo de regras e significações que as pessoas

estruturam através das relações com outras pessoas significativas

do seu grupo. Por exemplo, no caso da criança, a outra pessoa

significativa no seu grupo familiar geralmente é a mãe ou, na sua

ausência, quem cuida da criança e faz a mediação com o mundo.

Entre os jovens, o outro significativo pode ser outro jovem mais

experiente ou aquele que assume um papel de liderança no grupo.

Portanto, o mundo de regras e significações é assumido pelas

pessoas (a criança, o jovem etc.) como parte fundamental de sua

identidade pessoal e de sua existência.

Nessa perspectiva podemos verificar que o motivo que

mobiliza o comportamento das pessoas não é determinado

unicamente pelas necessidades internas e biológicas como nas

teorias homeostáticas. Já que a pessoa se encontra enraizada em

um determinado grupo social, cujos interesses foram desenvolvidos

historicamente em relação com outras pessoas e grupos, o que irá

mobilizar seu comportamento será o resultado da configuração dos

motivos pessoais e interpessoais desse grupo social.

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