TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anti-Lei de Maquiavel

Artigo: A Anti-Lei de Maquiavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Artigo  •  4.548 Palavras (19 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 19

“A ARCA DE NOÉ” ou: “METAS e OBJETIVOS, ESSES DESPREZADOS”, ou ainda: “OS MEIOS JUSTIFICAM O FIM” (A Anti-Lei de Maquiavel)

Absalão era um homem que se podia conceituar como justo. Era um estudioso e quando repetia os sábios dizendo que os lados de um quadrado eram iguais, realmente tornava-se difícil entendê-lo. Dos seus 65 anos de idade a maior parte havia dedicado à arte da guerra, onde conceitos técnicos e científicos eram aplicados. Particularmente, era apaixonado pela organização das forças de combate e o uso de armas avançadas, tais como: lanças de grande alcance, setas orientadas e na última novidade bélica: o lançador de pedras. Era um verdadeiro general. Com o avanço da idade e o aumento correspondente da sabedoria, Absalão também se preocupava com assuntos humanos, os quais, porém, o perturbavam um pouco. O Criador já não era reverenciado como no seu tempo, os filósofos eram ridicularizados, havia uma inversão completa na política, acreditava-se mais na energia e na estultice dos jovens, do que na ponderada e segura orientação dos mais velhos.

Um dia, Absalão andava pela ravina, imerso em seus pensamentos, quando de repente: “PUFF” uma nuvem de fumaça apareceu acompanhada de uma voz tonitruante:

-ABSALÃO!

Absalão prostrou-se apavorado. Só podia ser o Criador, pensou. E era. Em pessoa!

ABSALÃO, voltou a voz, NÃO ESTOU CONTENTE COM OS HOMENS. ESTÃO POLITIZADOS; GUERREIAM ENTRE SÍ E SÓ DEFENDEM INTERESSES PESSOAIS. O TRINÔMIO “ADÃO-EVA-COBRA” DEU NISSO AÍ, FAREI CHOVER POR 40 DIAS E 40 NOITES ATÉ COBRIR A TERRA DE ÁGUA. ISSO SERÁ CONHECIDO COMO “O DILÚVIO”. VOU MATAR TODO MUNDO, MAS QUERO UMA NOVA HUMANIDADE NASCIDA DE UM HOMEM INTELIGENTE, PRÁTICO E COM OBJETIVOS. VÁ E CONSTRUA UM BARCO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA E COLOQUE DENTRO UM CASAL DE CADA SER VIVO. VOCÊ TERÁ 4 MESES PARA ESTE EMPREENDIMENTO. MEU CONTATO COM VOCÊ SERÁ DORAVANTE O ARCANJO GABRIEL, QUE COSTUMAM CHAMAR DE “MINISTRO DE DEUS… …”PUFF“….. e a nuvem se foi….

Absalão levantou-se lívido. O Criador elegera-o gerador da nova humanidade! Todas as suas idéias seriam propagadas para o futuro! Mas Absalão nada conhecia de barcos, nem de navegação, porém não discutira para não perder a grande oportunidade dada pelo Criador. Absalão era um sexagenário e estava difícil ganhar a vida com o status de que se achava merecedor. Porém….4 meses….era muito pouco tempo. Era preciso resolver um problema técnico: construir um barco enorme. Que objetivo! Absalão provaria que era capaz de salvar a humanidade com a sapiência dos mais velhos, usando a energia dos mais jovens!

Absalão rebuscou a memória. Conhecia um engenheiro naval chamado Noel, não…Noé!, Sim, era este o nome. Noé poderia construir-lhe o barco. Absalão seria o coordenador do empreendimento e Noé seria o elemento técnico. Tão logo pensou, tão logo já conversava com Noé.

- Meu caro: disse Absalão, quero encomendar um barco, e dos grandes!

- Sim, senhor, mas qual o tipo, para qual carga, para que navegação?

- Oras! Noé! Isto são meros detalhes. É um barco para grande carga e águas pesadas. Quero fazer uma longa viagem com a família e levarei tudo.

- Está bem senhor. Aqui mesmo temos floresta com madeiras de densidade 0,8 g/cm3 em quantidade suficiente. Se a carga é grande, faremos o centro de gravidade baixo e o centro de empuxo alto, de modo a obter grande estabilidade. Acho que com 10 bons carpinteiros que consigo arranjar e mais 1 mês de trabalho duro, estaremos com o barco pronto.

- Perdão, caro Noé, não quero interrompê-lo, mas como pode ter certeza desta cadencidade da madeira? E onde você achará homens competentes e que trabalharão eficiência?

– Senhor, a unidade a que me refiro chama-se densidade e os homens são carpinteiros, já meus velhos conhecidos.

- Não, Não, Noé, disse Absalão com um sorriso de condescendência: Este empreendimento é grande e a coordenação é minha. Serei como que um presidente e você será o técnico. Combinado?

- Combinado, senhor presidente, o barco é seu e quem manda é o senhor, retrucou Noé, dando de ombros e levantou-se para cumprimentar Absalão, retirando-se em seguida.

Absalão pensou: Puxa! não havia pensado nisso! Há necessidade de carpinteiros para cortar as árvores e construir o barco.

É preciso selecionar bem estes homens, pois o empreendimento não pode fracassar.

Ah! já me lembro, meu auxiliar na cruzada santa de Três-Pedras fez ótima seleção de lanceiros. Roboão é o seu nome, hoje está selecionando beterrabas para as industrias egípcias, mas virá trabalhar comigo por um salário um pouco maior.

Não demorou muito para Roboão estar na sua presença.

- Mas chefe, se o técnico disse 10 carpinteiros, precisamos de no mínimo 15. O senhor sabe, faltas, doenças, férias, “turn-over”. E para selecionar bem 15 homens, temos que explorar um universo de pelo menos 150 a 200. Levarei algum tempo para isso e precisarei de auxiliares.

- Confio em você Roboão, já fez um bom trabalho para mim e tem grande experiência com pessoal. Realmente, achei Noé muito simplista. Convide quem você achar melhor para realizar o recrutamento e a seleção dos homens para a tarefa. Faça o que for preciso e mantenha-me informado!

- Certo, chefe! Obrigado pela confiança. Sairei em campo imediatamente.

Nessa noite Absalão dormiu satisfeito. Após receber a missão do Senhor, em menos de 24 horas já tinha o técnico e o especialista em pessoal.

Dormiu embalado ainda pela algazarra de sua família (22 membros) na festa de inauguração do empreendimento.

2o.DIA: O dia amanheceu tranquilo e claro.

O presidente foi acordado por Roboão, que lhe trouxe boas notícias.

- Chefe, já tenho 5 homens anunciando no povoado É a fase de recrutamento. De acordo com o mercado, estaremos oferecendo 5 dinheiros a cada um.

- Mas Roboão, minha mulher ganha 5 dinheiros costurando para fora, não será pouco?

- Deixa comigo chefe. No recrutamento da última batalha pagamos 8 dinheiros para valentes combatentes. Estes são apenas carpinteiros, que não podem ser comparados com sua senhora. Temos assim 5 recrutadores e 10 examinadores para a fase de seleção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com