TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia e Sociedade

Por:   •  1/9/2021  •  Resenha  •  2.178 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO - PSICOLOGIA

  • ANTROPOLOGIA E SOCIEDADE

Prof.(a) Anna Karollina Silva Alencar

SÍNTESES DOS CONTEÚDOS DEBATIDOS EM SALA DE AULA.

Aula (10/03/2020)

Sobre a Antropologia, ciência que estuda o ser humano em sua origem, evolução, costumes sociais, cultura, crenças, etc ... é  importante ser desconfiado e crítico, pensar antes de falar algo, pois a realidade pode ser diferente do ponto de vista de cada indivíduo, cada qual com sua interpretação e vivência, o fato de debater idéias está relacionado com a singularidade de cada pessoa, o saber ouvir e interpretar cada fala em determinado contexto ou situação, não há certo ou errado, bem ou mal, mas sim um ponto de vista diferente. Quando falamos sobre idéias, surgem novas perspectivas sobre determinado assunto, pois cada ser pensa individualmente e cada um possui um ponto de vista diferente, uma vez que não há ser humano igual ao outro, mas sim pensamentos, experiências, idéias, etc, diferenciadas, o que torna cada indivíduo único.

As ciências humanas ou social, estuda fenômenos complexos, não se isola uma causa específica, cada um possui sua subjetividade, diferente das ciências naturais, onde tudo se explica através de resultados, experiências.

Neste contexto da aula foi exemplificado o porquê comer um bolo, diversas pessoas apresentaram motivos diferentes, tornado-se fácil a visualização da diversidade humana, cada um trouxe um motivo social e psicológico para a situação explanada.

Ficou claro também que nas ciências humanas ou social possui uma postura investigativa que poderá ser aplicada profissionalmente. O ser humano estuda outro em suas subjetividades, sujeito que estuda o sujeito, esses podem compartilhar o mesmo universo de experiências humanas, mas cada um com sua história, seu ponto de vida, sua interpretação.

Para falar de sociedade é necessário a clareza dos entendimentos  adquiridos com o passar do tempo e assim conviver de forma organizada, cada um respeitando o próximo.

Aula (24/03/2020)

Nesta aula foi falado sobre o texto – Relativizando, DaMatta. Relembrando das ciências naturais e sociais e suas diferenteças, onde as naturais estuda fenômenos químicos, físicos e biológicos, mapeamento genético, etc. Nas ciências sociais estuda os aspectos mais complexos e específicos, exemplificado com a Depressão, para tratar tal é necessário entender os aspectos diversos, como social, cultural , político, econômico, etc, é preciso relativizar. Sempre na psicologia surgir questionamentos é importante saber que não existe uma resposta única , tudo que estudaremos na psicologia são fenômenos, experiências, realidades muito complexas com muitos determinantes, ou seja não há somente um ponto de vista, uma só variável, é precisão entender que as possibilidades para os fenômenos humanos. Os acontecimentos das ciências humanas são tão complexos que não conseguimos reproduzir-los da mesma forma que recebemos.

Por nossas diferenças, temos a tendência em negativar as experiências dos outros, daí entra o relativismo para tentar entender as experiências alheias, pois cada pessoa teve uma cenário de vida diferente, como conhecimentos, relações afetivas ou seja, vivencias variadas, sendo que ninguém é igual, melhor ou pior, simplesmente, cada um está numa escala.

Diante das diversidades, ou seja, dos pontos de vista, a antropologia passou por fases, uma delas foi a Psicologia de gabinete, nesta, as teorias eram construídas a partir de relatos observados longe dos campos de atuação, no entanto os resultados nem sempre eram consistentes, a partir da Etinografia, viram a necessidade de estarem presentes nos campos para terem relatos eficazes, pois o mais correto é enxergar de perto cada experiência para se ter precisão dos fatos, saber respeitar a diversidade , os direitos humanos e sobretudo o ser humano.

Aula (31/03/2020)

Sobre o olhar etnocêntrico, a construção científica, tem a marca européia, o conceito de cultura está diretamente relacionado ao conceito eurocêntrico, pois foram firmados através dessa perspectiva.

Foi retomado ao assunto da aula anterior sobre a antropologia de gabinete e esta é etnográfica no contemporâneo.

Etnografia (conhecimento  em que o sujeito vivencia uma determina cultura, por exemplo.)

A antropologia de gabinete foi importante por um tempo, pois trouxe base científica de onde eram enviadas pessoas para conhecerem diversas culturas e a partir das analises eram feitos os relatos. Trazendo para psicologia, haverá sempre um momento de escuta, onde o sujeito irá relatar sua história com sua subjetividade e o fato concreto só existirá na linguagem e na memória de quem vivenciou certo acontecimento, isso vale como exemplo de como era na antropologia de gabinete, analisar conforme a perspectiva do olhar de quem esteve presente.

Voltando a falar sobre o etnocentrismo, ou seja,  quando se tem um olhar para o outro a partir da visão individual, julga a partir do próprio modelo de cultura, da própria verdade, da própria visão de centro, a partir da própria história, um exemplo, na religião e outros aspectos humanos, quando se fala de certo e errado o sujeito questiona a própria humanidade, tudo que ele é e acredita, é um preconceito que cada sociedade ou cada cultura produz, daí a contradição com o Relativismo cultural, este é uma forma de encarar a diversidade sem impor valores e normas alheias. O relativismo é uma perspectiva da antropologia que vê diferentes culturas de forma livre de etnocentrismo, ou seja, sem julgamento do outro a partir de sua própria visão e experiência.

O texto, Você tem cultura?, de Roberto da Matta, deixa claro o conceito de cultura, é definido como a forma que cada um interpreta a vida social de cada local que se tem contato, como um complexo que inclui crenças, arte , costumes, linguagem, a forma de relacionar, ou qualquer hábito adquirido pelo homem em sociedade. O Brasil, por exemplo, é cheio de diversidade, nos estados, por exemplo, cada um com um costume diferente. Nós enquanto sociedade, temos a tendência em hierarquizar os segmentos, dizendo que um lugar é melhor ou pior que o outro, que uma cultura é melhor que a outra e por ai vai... o que deve ser lembrado é que quando se fala de cultura brasileira quer dizer que tem uma cultura hibrida, pois é formado por diferentes pessoas e cada família ou região, ou estado, irá defender ou atacar o que é inerente as suas subjetividades. A cultura é quem nos torna humanos, todos são diferentes entre si e iguais por ter a capacidade de produzir cultura em determinado grupo da sociedade humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com