TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia, sociedade e meio ambiente

Por:   •  29/4/2017  •  Resenha  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Antonia Larissa Alves Leonel

Curso: Fisioterapia Turma: 306.1

Disciplina: Antropologia, sociedade e meio ambiente.

Resenha Crítica

O artigo explora a diversidade cultural e biológica sob suas dimensões ao tratar de doenças e preocupações com a saúde. Entendendo-se a cultura advinda de valores, símbolos, normas e práticas, sendo ela aprendida, compartilhada e padronizada de acordo com cada sociedade, cada grupo. Com relação à saúde e a doença entende-se que o profissional deve analisar o contexto de acordo com o meio sociocultural para que não se tenha uma visão etnocêntrica, procurando entender o porquê de cada cultura, reconhecendo-a.

Conclui-se que ao analisar as questões referentes à saúde e à doença, devemos considerar todos os componentes que contribuem para tais questões, sejam eles culturais ou biológicos. Evitando uma análise etnocêntrica, tanto cultural como da parte dos profissionais da saúde.

Do ponto de vista acadêmico, considero o artigo como fonte de conhecimento e de aprofundamento sobre a diversidade cultural e como os profissionais da saúde têm se empenhado para atender as demandas de cada sociedade, mesmo sendo muito relativo ao se tratar de cultura.

Com estilo objetivo, o artigo traz esclarecimento sobre as diversas formas de cultura e como cada sociedade lida com as questões relacionadas à saúde e a doença.  

Ao se tratar do relativismo cultural comparando com a ala médica, é notável que o conhecimento médico não é analisado de forma relativa, considerando-o uma verdade absoluta, sendo afastado do contexto cultural. Com tantas informações e avanços ao dispor dos profissionais, nota-se que está cada vez mais técnico o atendimento pelos mesmos. Grande parte das escolas Médicas orientam os alunos a focarem apenas nos conhecimentos científicos, esquecendo que no término de sua formação eles irão trabalhar com seres humanos.

Portanto, é necessário que se compreenda como os fatores sociais, psicológicos e culturais afetam a saúde física e dá uma importância devida a esses fatores que influenciam consideravelmente nos comportamentos relacionados à saúde.  Influenciando significativamente no resultado da atividade do profissional da saúde, trazendo melhoria tanto para o paciente quanto para o médico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com