TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aposentadoria na Psicologia

Por:   •  4/11/2019  •  Resenha  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

Tema:

Aposentadoria

Assunto: 

Motivos que levam trabalhadores aposentados e continuarem trabalhando

Problema

A transição que ocorre quando o indivíduo deixa vida profissional e se aposenta geralmente vem acompanhada de diversos impactos psicológicos, entre eles estão normalmente o medo da solidão devido ao afastamento do indivíduo com a sociedade, diminuição dos vínculos afetivos e a sensação de inutilidade trazida com a perda do status e da identidade profissional. A aposentadoria pode ser observada como uma questão negativa para as famílias que dependem do salário do trabalhador idoso, pois o valor do benefício do INSS pode não ser suficiente para as despesas.

Justificativa

Uma pesquisa publicada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), revelou que a porcentagem de pessoas aposentadas, que têm entre 60 e 70 anos, e ainda trabalham é de 42,3%. Comprovando essa estatística, observa-se que na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), assim como em diversas instituições acadêmicas, existe um grande número de professores com idade superior a 60 anos e também aposentados. Esse fato despertou o interesse em realizar um estudo acerca dos motivos que levam pessoas já aposentadas a continuarem economicamente ativas e como o acompanhamento psicológico pode ajudar o indivíduo na transição para a aposentadoria.

        

Objetivo

Discutir as dificuldades enfrentadas pelos idosos na transição de trabalhador para aposentado, discorrer sobre como o trabalhador teme a aposentadoria devido à queda na renda e na qualidade de vida após esse processo. Analisar a ideia de que com a ajuda profissional psicológica essa transição poderá ser facilitada, ajudando a resolver um problema pessoal e do estado frequentemente enfrentado na sociedade moderna.

 

Metodologia

Essa é uma atividade da disciplina de Métodos de Pesquisa em Psicologia 2, ministrada pela professora Suely Vieira Lopes, do curso de Psicologia da Escola de Ciências e da Saúde. Consiste em realizar um planejamento e a execução de uma pesquisa de campo que deverá ser feita sobre o tema “aposentadoria”, no assunto “motivos que levam trabalhadores aposentados a continuarem trabalhando”. Após a leitura dessa pesquisa, teve-se uma ideia geral sobre as dificuldades enfrentadas pelos idosos na transição de trabalhador para aposentado, em seguida, foram criadas justificativas visando a explicar os possíveis motivos, causas e consequências dessa problemática no estado de Goiás, cidade de Goiânia. Por fim, será realizada uma pesquisa à campo por meio da aplicação de questionários para aposentados escolhidos aleatoriamente na região central de Goiânia.

Referencial Bibliográfico

O trabalho apresentado é um estudo para a realização de uma pesquisa para avaliar as condições psicológicas de um idoso que está entrando em sua aposentadoria e se eles recebem o apoio necessário.

Por isso, é importante ressaltar que se trata de uma pesquisa de uma pesquisa sobre aposentadoria e os temas analisados nessa pesquisa são: condições psicológicas de idosos aposentados; apoio e cuidados familiares com os idosos; apoio de profissionais psicólogos com os idosos; famílias dependendo da aposentadoria do patriarca/matriarca.

No modo de produção capitalista, que idolatra a produção e aliena o trabalhador do processo de produção, a aposentadoria é frequentemente vivenciada como a perda do próprio sentido da vida, uma espécie de morte social. Ao se valorizar apenas aqueles que produzem, deprecia-se o sujeito aposentado (Santos, 1990).

Ser idoso na sociedade capitalista “É sobreviver. Sem projeto, impedido de lembrar e ensinar, sofrendo as adversidades de um corpo que se desagrega à medida que a memória vai-se tornando cada vez mais viva, a velhice, que não existe para si, mas somente para o outro. E este outro é um opressor” (Bosi 1994, p.18-19).

Assim, a perda do vínculo, com tudo o que representa “estar trabalhando”, pode ter influência na identidade pessoal, uma vez que a aposentadoria acarreta modificações nas relações instituídas entre o indivíduo e o sistema social. A aposentadoria traz para os indivíduos um conjunto de perdas que eram valores importantes, tais como o convívio com os colegas, o “status” social de pertencer a uma organização, o poder de exercer influência sobre os outros, assim como a própria rotina enquanto referencial de existência (Uvaldo, 1995).

Questionário

 

  1. Sobre o benefício mensal disponibilizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS):

  1. (  ) É suficiente para sobreviver mas não para manter o estilo de vida que eu levava.
  2. (  ) É suficiente e não precisei de complemento financeiro.
  3. (  ) Não é suficiente, preciso complementar a renda.
  4. (  ) Foi suficiente durante um período mas por imprevistos tive que procurar outra fonte de renda.
  5. (  ) Outros. _______________________________________________________

_______________________________________________________

  1. Qual foi o seu maior medo durante a transição para a aposentadoria?
  1. (  ) Solidão.  
  2. (  )Perda do status profissional que foi construído durante sua carreira.
  3. (  ) Sensação de inutilidade,  
  4. (  ) Não tive medo.
  5. Outros. ______________________________________________________________________________________________________________
  1. Qual foi o planejamento feito por você para quando se aposentasse?
  1. (  ) Sempre pensei em continuar trabalhando.
  2. (  ) Começar a trabalhar com meus hobbies sem a intenção de lucrar.
  3. (  ) Começar a trabalhar com meus hobbies com a intenção de lucrar.
  4. (  ) Viver uma vida mais tranquila com o benefício da aposentadoria.
  5. (  ) Não planejei.
  6. (  ) Outros. ______________________________________________________________________________________________________________
  1. Foi oferecido ou indicado algum tipo de acompanhamento psicológico para te ajudar na transição?
  1. (  ) Sim, a instituição que eu trabalhava ofereceu acompanhamento psicológico com um profissional da área.
  2. (  ) Sim, foi oferecido mas optei por não fazer acompanhamento profissional.
  3. (  ) Não foi oferecido e nem indicado.  
  4. (  ) Foi indicado um psicólogo mas estava fora do meu orçamento.
  5. (  ) Outros ______________________________________________________________________________________________________________
  1. Você se sentiu incentivado a se aposentar?
  1. (  ) Sim, pela instituição onde eu trabalhava.
  2. (  ) Não, a instituição onde trabalhava queria me manter no cargo.
  3. (  ) Me senti apoiado pela minha família.
  4. (  ) Não recebi apoio dos meus familiares.  
  5. (  ) Outros. ______________________________________________________________________________________________________________
  1. Já sofreu alguma forma de injustiça no ambiente de trabalho?

 

  1. (  ) Sofri preconceito pela minha idade.
  2. (  ) Sofri preconceito por ser aposentado e continuar ocupando um cargo.
  3. (  ) Perdi um cargo para uma pessoa mais jovem.
  4. (  ) Não sofri injustiça.
  5. (  ) Outros. ______________________________________________________________________________________________________________

  1.  Enfrentou dificuldades no mercado de trabalho após se aposentar?

  1. (  ) Não, pois continuei no cargo que já ocupava.
  2. (  ) Sim, enfrentei dificuldades para conseguir um emprego novo.
  3. (  ) Não fui aceito em nenhuma instituição.
  4. (  ) Fui afastado do cargo que ocupava.
  5. (  ) Não procurei emprego depois de me aposentar.
  6. (  ) Outros. ______________________________________________________________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com