TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL AO PROCESSO DE APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

Por:   •  29/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.711 Palavras (27 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 27

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PSICOLOGIA

Amanda Campos

Jéssica Souza

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL AO PROCESSO DE APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

Belo Horizonte

2017

Amanda Campos

Jéssica Souza

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL NO PROCESSO DE APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de psicologia do Centro Universitário UNA como requisito para a obtenção de créditos na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso.

Área de concentração: Faculdade UNA

Profª. Orientadora: Janaina Borsagli

Belo Horizonte

2017

AGRADECIMENTOS

Agradeço à Deus por nos permitir chegar até aqui com êxito.
À esta faculdade e todo seu corpo docente, além da direção e administração que nos proporcionaram as condições necessárias para alcançarmos nossos objetivos e sonhos.

À nossa querida orientadora Janaina Borsagli, por todo o tempo dedicado ao processo de realização desse trabalho, além de toda paciência e envolvimento.

Aos professores; Gislene Rocha, Tânia Roque, Lecy Moreira e Júlia Dorigo, por nos ensinar da melhor forma, fazendo com que nos apaixonássemos ainda mais pela atuação da psicologia frente às organizações.

Aos nossos pais e familiares, por todo o amor, ensinamentos e apoio.
E enfim, a todos que contribuíram para a realização deste trabalho, seja de forma direta ou indireta, fica registrado aqui, o nosso muito obrigado.

[...] Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo […]

                                (Fernando Pessoa)

RESUMO

Percebe-se que o trabalho representa uma necessidade do indivíduo para realização pessoal e sobrevivência na dimensão psicossocial, uma vez que está diretamente relacionado ao status econômico e à sua projeção na sociedade. Diante disso, a pessoa que não se preparou psicologicamente, poderá enfrentar diversos problemas no momento em que tiver que se afastar do mercado de trabalho e passar para a condição de aposentado. Dessa forma, o período de pré-aposentadoria é caracterizado para alguns como um processo de ansiedade e incerteza, enquanto que para outros é o momento de aproveitar o tempo de descanso e lazer. Assim, para que essa transição trabalho-aposentadoria seja encarada com mais tranqüilidade, é fundamental que sejam implantados programas de preparação para a aposentadoria (PPAs) nas organizações, principalmente com o apoio psicológico, o qual é capaz de esclarecer possíveis dúvidas e garantir um planejamento adequado.  Nesse sentido, os PPAs, por meio da atuação de diversas disciplinas, têm por finalidade o acompanhamento antecipado da carreira do indivíduo, com o envolvimento da sociedade, da família e das empresas como forma de priorizar as atitudes para a realização de seus projetos pessoais e consequente processo de aceitação.

Palavras-Chave: psicossocial; idoso; pré-aposentadoria; psicológico.

ABSTRACT

It is perceived that the work represents a necessity of the individual for personal fulfillment and survival in the psychosocial dimension, since it is directly related to the economic status and its projection in the society. Given that, the person who has not prepared psychologically, can face several problems at the moment you have to move away from the job market and move into the condition of retired. In this way, the pre-retirement period is characterized for some as a process of anxiety and uncertainty, while for others it is the time to enjoy the time of rest and leisure. Thus, in order for this work-retirement transition to be viewed more calmly, it is essential that retirement preparation programs (PPAs) be implemented in organizations, especially with psychological support, which can clarify possible doubts and ensure planning Appropriate. In this sense, the PPAs, through the performance of several disciplines, aim at the early monitoring of the career of the individual, with the involvement of society, family and companies as a way to prioritize the attitudes for the realization of their personal projects and Consequent process of acceptance.

Keywords: psychosocial; old man; Pre-retirement; psychological.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        7

1.1        Delimitação do tema        7

1.2        Formulação do problema e questão principal        8

1.3 Objetivo geral        9

1.4 Objetivos específicos        9

2 JUSTIFICATIVA        9

3  MATERIAIS E MÉTODOS.....................................................................................10

3.1 Critérios de inclusão e exclusão.......................................................................12

3.2  Considerações Éticas.......................................................................................12

4  REFERENCIAL TEÓRICO.....................................................................................12

4.1 Capítulo 1 - Importância do trabalho e sua influência na formação social do individuo....................................................................................................................13

4.2 Capítulo 2 - A situação do pré - aposentado face à aposentadoria...............15

4.3 Capítulo 3 – A atuação do psicólogo organizacional no preparo para a aposentadoria...........................................................................................................18

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)   pdf (232.1 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com