TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Do Aconselhamento Psicológico - Rollo May (resenha)

Resenha: A Arte Do Aconselhamento Psicológico - Rollo May (resenha). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Resenha  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo A Arte Do Aconselhamento Psicológico - Rollo May (resenha)

A Arte Do Aconselhamento Psicológico - Rollo May (resenha)

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Psicologia

Enviado por: GilbertoPM 19 abril 2013

Palavras: 4317 | Páginas: 18

Tema/Tese/Idéia central do autor:

A abordagem de Rollo May, tem como tema o aconselhamento psicológico. Neste trabalho ele defende alguns princípios fundamentais quanto ao desenvolvimento da personalidade. Além de apresentar os princípios elementares do trabalho de aconselhamento, Rollo May discorre sobre os elementos que acompanham sua prática e dá algumas considerações finais quanto a personalidade do aconselhador.

3.Breve resumo:

Este trabalho de Rollo May, é dividido em três partes. Sendo assim, procurarei fazer um resumo demonstrando os principais pontos enfocados em cada parte.

Primeira Parte:

1.A origem dos problemas de personalidade.

Neste primeiro capítulo, Rollo May nos mostra algumas questões concernentes à origem dos problemas da personalidade. Sua abordagem parte dos fatores que causam os colapsos nervosos. Rollo May usa o exemplo de George B., analisando seu perfil psicológico, e os sintomas que caracterizavam sua neurose. Neste exemplo, vemos como se aborda o aconselhando, como também a maneira de se identificar os conflitos de sua personalidade, o que pode dar subterfúgios importantes para o processo de "cura" de sua personalidade. Rollo May diz que os problemas da personalidade surgem pela falta de ajustamento das tensões dentro da personalidade. Em outras palavras quanto maior a falta de ajustamento mais neurótica se torna a pessoa. É um erro dizer que uma personalidade sadia não tem tensões, pelo contrário, as tensões bem direcionadas trazem crescimento, e o que se deseja é um ajustamento das tensões e não uma fuga delas.

No campo destas tensões, Rollo May nos mostra como é estruturada a personalidade. Ele dá algumas definições de termos importantes como a neurose, psicose, e esquizofrenia. Se a pessoa é capaz de identificar suas tendências neuróticas específicas, poderá mais facilmente prevenirse contra um distúrbio de personalidade definitivo, quando de uma crise emocional. Rollo May diz que a busca pelo reajustamento de tensões da personalidade é sinônimo de criatividade. Quanto mais delicado for o equilíbrio interno das tensões, maior será a criatividade.

2.Uma descrição da personalidade.

Rollo May define personalidade como aquela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com