TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atenção Plena

Por:   •  8/6/2023  •  Bibliografia  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia da Educação

Nos casos seguintes devem usar todas as técnicas que conhecem para avaliar e intervir (ex. reforços, generalização, discriminação, extinção, punição, indícios, sugestão, análise comportamental aplicada, reforço com atenção do professor, Principio de Premarck, ajustamento, moldagem, modelagem, prática positiva, saciação, repreensão, custo da resposta, etc.  (leiam atentamente o capítulo 6, não se esqueçam das diretrizes desse cap., do livro “Psicologia da Educação” (Woolfolk, 1998). Considerem ainda as variáveis que influenciam a aprendizagem.

Quando usarem as diferentes técnicas devem defini-las e aplicá-las a comportamento concretos.

Caso 1:

Rebeca, 17 anos, frequenta o 10º ano. Já reprovou 1 vez, no 8º ano. Está muito indecisa quanto à área a seguir. Está matriculada, atualmente, em Ciência e Tecnologia mas nunca foi boa aluna a matemática. Tem muita dificuldade em se relacionar com os colegas.

As notas este período vão ser negativas a todas as disciplinas, exceto Educação Física, Português e Inglês. Refere ter muita dificuldade em se concentrar e não tem método de estudo.

O que poderá o(a) psicóloga fazer?

Caso 2:

Igor, 14 anos, 9º ano de escolaridade. Tem excelentes resultados académicos mas não quer continuar a estudar. Confronta os professores nas aulas, é insubordinado, pouco assíduo e muito contestatário. Os pais são extremamente ocupados e ocupam altos cargos na empresa onde trabalham. Tem mais 2 irmãos, de 10 e 18 anos, que têm bom rendimento académico e bom comportamento.  

Como promover a modificação do comportamento do Igor?

Caso 3:

Turma do 7º ano. Muito barulhentos e com baixo rendimento escolar. As aulas em que se comportam pior é na de Inglês e na de Matemática.

O conselho de turma já reuniu muitas vezes mas não encontraram ainda uma solução eficaz.

Como psicólogos(as) como procederiam para modificar o comportamento e o rendimento escolar?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (25.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com