TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Discursiva - Diag. e Interv.

Por:   •  3/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  934 Visualizações

Página 1 de 2

DISCURSIVA

Disciplina interativa: Diagnóstico e Intervenção em Psicologia

Aluno(a): Vanessa Guimarães de Paula Trindade

Unidade: Pitágoras Barreiro

Curso / período: Psicologia, 6º. período

Data: 24/05/2021

O laudo psicológico é um tipo importante de documento produzido pelo psicólogo, sendo utilizado em inúmeras situações profissionais, pode ser entendido como uma forma de comunicar o resultado final de um trabalho de avaliação psicológica, apresentando de forma sistemática como esta foi realizada. A estruturação adequada do laudo psicológico é de extrema importância para que a comunicação entre o psicólogo e seu interlocutor seja eficaz.

Disserte sobre os principais aspectos do laudo psicológico.

RESPOSTA:

Segundo a Resolução CFP 06/2019, laudo psicológico “é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda.”

Sobre a escrita, a redação precisa ser bem estruturada, a linguagem clara, inteligível, precisa, compreensível e concisa, ou seja, deve-se restringir somente às informações que se fizerem necessárias. Deve ainda adotar uma linguagem escrita utilizando-se de princípios éticos, técnicos e científicos da profissão.

Vale ressaltar aqui, os cuidados quanto aos deveres do psicólogo nas suas relações com a pessoa atendida, quanto ao sigilo profissional, às relações com a justiça e ao alcance das informações.

A estrutura do laudo psicológico deve ser apresentada e detalhada, com os itens obrigatórios abaixo:

a) Identificação: neste item deve constar o título, o nome da pessoa (ou instituição) atendida, nome do solicitante, finalidade e nome do autor.

b) Descrição da demanda: neste item, o psicólogo deverá descrever informações referente à demanda, onde será apresentado raciocínio técnico-cientifico que justifique os procedimentos utilizados no processo de avaliação psicológica. Alguns itens devem constar nesta parte, que são: nome pessoas ouvidas no processo, informações objetivas, o número de encontros e o tempo de duração do processo realizado.

c) Procedimento: neste item, deverá constar quais recursos utilizados e as fontes fundamentais e complementares.

d) Análise: nesta parte, deve-se considerar a demanda e fazer uma exposição metódica, descritiva, objetiva e coerente dos dados colhidos.

e) Conclusão: esta deve seguir em harmonia com os demais itens e apresentar a conclusão a partir dos resultados e análises realizadas. É neste item que o psicólogo coloca orientações de encaminhamento, intervenções, diagnóstico, hipótese, orientação e/ou sugestão terapêutica.

f) Referências: a citação de referências é obrigatória em laudos psicológicos, sendo indicado, preferencialmente, a inclusão de notas de rodapé.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com