TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação Psicológica

Por:   •  9/3/2019  •  Dissertação  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

1.Destaque os principais períodos da trajetória de desenvolvimento da avaliação psicológica.

R. A década de 90, representou um marco para o início de um novo período de desenvolvimento na avaliação psicológica, após a criação dos primeiros laboratórios dedicados a pesquisa. No Brasil, uma das principais influências é Binet.

2. Explique o que você entende por avaliação psicológica.

R. Processo técnico científico de coleta de dados estudos e interpretação a respeito de fenômenos psicológicos que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando – se por tanto, de estratégias psicológicas, métodos técnicas e instrumentos. (ESTRELA, 2006)

3. Cite e destaque as principais características sobre principais contextos no qual o psicólogo pode realizar a avaliação psicológica.

R. Dentre os contextos de aplicações estão: psicologia clínica, psicologia da saúde ou hospitalar, psicologia escolar e educacional, neuropsicologia, psicologia forense, psicologia do trabalho e das organizações, psicologia do esporte, social/comunitária, psicologia do trânsito, orientação, ou aconselhamento vocacional ou profissional, entre outras.

4. Diferencie Avaliação Psicológica de Testagem Psicológica.

R. Avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a interação de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testarem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.

5. Explique a utilização dos termos “exame psicológico”, “psicodiagnóstico” e “psicotécnico”.

R. Exame psicológico-são testes e tem como objetivo avaliar a personalidade e aptidões do indivíduo. Psicodiagnóstico- realizado em situações de atendimento clínico... Configurado como um atividade com início e fim previstos a curto e médio prazo, e que tem por finalidade realizar diagnóstico e encaminhamentos específicos para processos terapêuticos. Psicotécnico- Os exames psicológicos na área do trânsito são conhecidos como sinônimos de psicotécnicos, especialmente em razão da associação com o trabalho dos técnicos que realizam esses exames, antes mesmo da profissão de psicólogo existir oficialmente no Brasil.

6. Diferencie testes psicométricos (objetivos) e testes projetivos, apontando suas vantagens e limitações.

R. Testes psicométricos são aqueles cujas normas gerais utilizadas são quantitativas, o que quer dizer que o resultado é um número ou medida. Os itens do teste são objetivos e podem ser computados de forma independente uns dos outros seguindo uma tabela. (Ex: testes de inteligência) Testes projetivos, são aqueles cujas normas são qualitativas, ou seja, são testes menos objetivos. É a constância de certas características avaliadas no teste, como um todo que dará a relativa certeza de um diagnóstico. (Ex: testes de personalidade em geral)

7. Cite e comente sobre os instrumentos que podem ser utilizados na avaliação

psicológica.

R. Em suma,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com