TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação Psicológica

Por:   •  22/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Ana Flávia Mota de Souza

Resumo Avaliativo Parcial

Manaus/AM

2018

Ana Flávia Mota de Souza

Resumo Avaliativo Parcial

Trabalho apresentado para fins de avaliação parcial da disciplina de Bases da Avaliação Psicológica, 2º período, turma ZPM02S1, sob a orientação da Profª Fabiane Amaral.

Manaus/AM

2018

Resumo Avaliativo Parcial

Todo profissional tem suas principais funções e na psicologia não é diferente. E retratar sobre a importância da avaliação psicológica, é discutir sobre uma das principais funções do psicólogo. A avaliação psicológica é uma das atividades exclusivas do psicólogo tal como dispõe o § 1º do Art. 13 da lei brasileira 4.119/62, que pode ser utilizada com diferentes finalidades, sendo algumas delas: diagnóstico, intervenção, orientação psicopedagógica e vocacional, pesquisa e seleção. Historicamente, a imagem que se tem do psicólogo é a do profissional que se utiliza de testes, que avalia “se uma pessoa é normal ou não” e a testagem foi uma das práticas mais comuns no século XX.

Segundo a Resolução do Conselho Federal de Psicologia no. 007 (2003), a avaliação psicológica é o processo técnico-cientifico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos da relação do indivíduo com a sociedade. E através das estratégias psicológicas os resultados das avaliações devem atentar e analisar os meios históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo. Ainda é um desafio, na prática, integrar essas informações e utilizar de forma integradora e dialética. Ao psicólogo é necessário que ele mantenha uma visão critica que vai alem de investigar o que é patológico ou não, pois ele deve buscar apreender a relação entre saúde mental e subjetividade.

O surgimento da psicologia começa com Wundt, em 1875, na qual o objeto de estudo naquela época era a experiência imediata dos sujeitos. A psicologia no, século XIX, tinha um caráter racionalista e positivista. Com isso Wundt cria dois aspectos do campo psicológico: a Psicologia Experimental que olha a causalidade psíquica, mas não pesquisa em profundidade e a Psicologia Social ou “dos povos”, que procura compreender os processos criativos.

Depois de Wundt existiram outros teóricos que tentaram compreender e explicar o fenômeno psicológico, por exemplo, o comportamentalismo, a Gestalt e a Psicanálise. Mas segundo Ana Book todos eles tinham um ponto em comum, o fato de compreender o homem em um aspecto individual.

A psicologia como ciência foi caracterizada por sua capacidade de avaliar os sujeitos, porém surge a Psicologia Sócio-Histórica que rompe com essa dicotomia que diz que o homem como ser ativo, social e histórico não pode ser separado do meio ao qual ele convive.

Em relação à avaliação psicológica existem duas posições: um grupo critica fortemente os testes psicológicos, pois eles veem como produto de uma visão de homem, sociedade e conhecimentos tecnicista e a onde os testes justificariam os processos de exclusão social. Já o outro grupo entende que a avaliação estabelecida em testes representa um conhecimento legitimo e avança o saber alicerçado cientificamente.

Na atuação do psicólogo o comprometimento deve andar na direção da emancipação humana, no respeito à liberdade, a dignidade e na integridade da pessoa. Por isso não é por acaso que um dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional do Psicólogo (CFP) seja basear sua atuação nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos. E com a psicologia social a realidade do país tem se modificado, pois as pessoas com menos recursos financeiros possam ter acesso a esse cuidado psicossocial.

De forma significativa na busca de instrumentos e técnicas, a psicologia tem avançado para conseguir compreender os fenômenos psicológicos como sendo resultados de múltiplos fatores. Ao longo do processo de avaliação psicológica, o psicólogo analisa e interpreta os dados obtidos para chegar a uma conclusão do caso. De acordo com determinados critérios científicos e diagnósticos e se certos critérios específicos são atendidos podem ser classificados numa categoria nosológica.

Numa avaliação psicológica os aspectos sociais e históricos da vida dos indivíduos é tão importante, que o Conselho Federal de Psicologia criou o Sistema de Avaliação Psicológica (SATEPSI) que tem como objetivo qualificar os instrumentos de avaliação uma vez que já havia sido notado que inúmeros testes, utilizados na prática profissional, não eram baseados em nenhum estudo que comprovasse seus fundamentos científicos.

Baseado em Wechsler, pode-se distinguir quatro etapas da avaliação psicológica dentro do processo seletivo: seleção de instrumentos (ou planejamento); aplicação; correção e interpretação dos resultados; relato e devolução dos resultados.

Há diferentes técnicas psicológicas que embasam a avaliação psicológica, como testes psicológicos, entrevista psicológica, provas situacionais, dinâmicas de grupo, etc.

Destacando dois exemplos de avaliação, o que seria uma entrevista psicológica? A entrevista é uma troca, uma relação, um dialogo e assim por diante. As conceituações são muitas sobre essa avaliação, mas todos tem um ponto em comum que é a comunicação entre duas ou mais pessoas. O objetivo é resolver um dos problemas que entram normalmente no quadro da psicologia.

Em uma entrevista psicológica com o paciente a fala é o acesso que o psicólogo tem contato com a subjetividade, as experiências e vivências do indivíduo, a entrevista vai exigir do profissional maior preparo para conduzi-la e dela obter resultados. O uso de entrevistas estruturadas pode permitir uma maneira mais proveitosa de lidar com a intersubjetividade de modo a alcançar os objetivos almejados. Essa avaliação não é apenas para classificar determinado aspecto, mas que através do autoconhecimento e meio de apropriação de sua própria historia possa ser útil para ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com