TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BREVE HITORIA DO RAP

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

BREVE HITORIA DO RAP

Esse termo surgiu na Jamaica na década de 1960, e significa ritmo e poesia, se espalhou pelos USA, no inicio da década de 70, era ouvido nos bairros mais pobres e por jovens negros. É um ritmo acelerado e suas letras são em forma de discurso, visando transmitir informação e mostrando as dificuldades dos bairros mais pobres, fazem isso através da musica, alem da musica marcante o RAP é possível observar as danças, as gírias e grafites desenhados nos grandes centros urbanos. Com o passar dos anos o RAP sofreu algumas modificações em sua composição incluindo outros ritmos, criando uma mistura musical.

No Brasil o movimento RAP surgiu em 1986, mais originalmente na cidade de São Paulo, onde foi apresentado os primeiros shows de RAP, não teve muita aceitação por ser considerado um ritmo muito hostil, somente em 1990 o RAP ganha mais espaço na mídia e entre a população, surgindo nessa época os primeiros rappers brasileiros, dentre eles Racionais MCs.(SUA PESQUISA.COM...  Rap e educação - Rap é educação  Autor: Andrade, Elaine Nunes de  Editora: Selo Negro)

O Rap trás em suas letras a realidade vivida dentro das periferias como a violência, a discriminação racial e social, desigualdade social, constituindo-se uma cultura forte e organizada dentro da sociedade, criando assim um certo conflito político, devido as denuncias e acusações feitas através das letras musicais.( Rap é arte, cidadania e política

(Publicado em 9 de agosto de 2012 por Leandro Lobo-Rap é arte,cidadania e política) https://brasiledesenvolvimento.wordpress.com/2012/08/09/rap-e-arte-cidadania-e-politica/.)

Os Racionais MC’s estão na estrada desde 1988, são os principais responsáveis pela aderência do RAP no Brasil, o nome do grupo foi inspirado pelo disco ‘ Racional’ de Tim Maia, com seis álbuns gravados o grupo aborda a realidade das periferias de São Paulo, e seus temas estão relacionados com a violência, a miséria, o preconceito e a criminalidade. Durante esses anos o grupo já sofreu varias retaliações como o ocorrido na apresentação feita no festival 'Rap no Vale', em São Paulo, onde os músicos foram presos acusados de 'incitação à violência' devido às letras de suas músicas. O show foi interrompido pela Polícia Militar, gerando uma grande confusão entre a policia e o publico ali presente.

(De 1988 a 2012: Conheça a história do Racionais MC's.. Guilherme Xavier Ribeiro... http://www.ceert.org.br/noticias/historia-cultura-arte/2714/de-1988-a-2012-conheca-a-historia-do-racionais-mcs)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (744.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com