TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSCIÊNCIA CORPORAL ADQUIRIDA GRADUALMENTE AO LONGO DOS PRIMEIROS TRÊS ANOS DE VIDA

Por:   •  27/10/2019  •  Resenha  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

PERSONALISMO
LIVRO: HENRI WALLON – PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO –
CÁPITULO 3 -  PÁGINAS 39 Á 49

  • PERSONALISMO -  estágio no qual está voltado a própria pessoa para enriquecimento do eu e a construção da personalidade.

[pic 1]

A CONSCIÊNCIA CORPORAL ADQUIRIDA GRADUALMENTE AO LONGO DOS PRIMEIROS TRÊS ANOS DE VIDA, JUNTAMENTE COM A CAPACIDADE SIMBÓLICA É CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA PESSOA.

[pic 2]

[pic 3]

A CONSCIÊNCIA CORPORAL É A CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE SI, PARA O PROCESSO DE DIFERENCIAÇÃO EU-OUTRO, E PODE SER COMPREENDIDA COMO OS PRIMEIROS PASSOS DA CONSTITUIÇÃO DA PESSOA.

[pic 4]

[pic 5]

PROGREESIVAMENTE, A CRIANÇA VAI TOMANDO CONSCIÊNCIA DE SI COMO SUJEITO SOCIAL QUE LUTA PARA SE INDIVIDUALIZAR, SE DIFERENCIAR, PARA SAIR DA MASSA INDISCRIMINADA, NEBULOSA E SINCRÉTICA EM QUE SE ENCONTRA.

A CONSQUISTA DESSE PROCESSO DE AFIRMAÇÃO DE AUTONONIA GERA CONFLITOS.

[pic 6]

  • As condições para a evolução da inteligência tem raízes no desenvolvimento da afetividade e vice-versa. Logo, para compreender a pessoa na respectiva psicogenética walloniana, é preciso compreendê-la a partir da integração da inteligência, da afetividade e do ato motor.
  • No estágio do personalismo, a criança que até se referia a si própria na terceira pessoa do singular começa a fazer o uso constante do pronome pessoal na primeira pessoa: o “mim” e o “eu” substituem a terceira pessoa anteriormente utilizada.[pic 7]

                                       Mostrando claramente uma evolução na linguagem como início da consciência de si – mesma maneira o possessivo “meu” fixa nas coisas direitos duradores, prerrogativas ou pretensões do eu.

  • Esse estágio é marcado por três fases distintas:

                     
    [pic 8][pic 9]

                  OPOSIÇÃO    

        

[pic 10]

[pic 11]

                                              SEDUÇÃO OU IDADE DA GRAÇA

[pic 12]

[pic 13]

                                                             IMITAÇÃO  

  • OPOSIÇÃO

- Por volta dos três anos, inicia-se a crise de oposição ao outro.

- Necessidade de ser compreendida como busca de afirmação de si, de uma pessoa se constituindo, de um eu que apenas está iniciando sua diferenciação em relação ao outro.

- Prazer na contradição, no ato de confrontar por simples razão de experimentar sua indepedência, impondo-a  -  Fase de recusa e reivindicação.[pic 14]

[pic 15]

                                                            Afirma o seu EU, movimento de oposição ao outro                                                                assume características de confronto e de                                                 negatividade                                          

- Distinção do eu e do outro é percebida primeiramente em relação aos objetos – sentimento de posse, desejo de propriedade e sentimento de competição.

“Apropriação do que é reconhecido como pertecendo aos outros” – Wallon.[pic 16]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (203.7 Kb)   docx (357.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com