TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSCIÊNCIA E SUAS ALTERAÇÕES

Por:   •  10/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

CASO 1 – CONSCIÊNCIA E SUAS ALTERAÇÕES

Dalgalarrongo traz que o termo consciência se origina a partir de dois vocábulos latinos indicando o conhecimento compartilhado consigo mesmo e com os outros.

As definição de consciência possui 3 aspectos:

- Neuropsicológico: se refere ao estado de vigilância e o grau de clareza sensorial. O conceito de consciência é entendida como nível de consciência. Considerando também um viés fisiológico.

- Psicológico: Aqui a consciência tem um aspecto mais subjetivo, o campo da consciência é a capacidade de entrar em contato com o externo e conhecer essa realidade, é ter consciência de si e do mundo.

- Filosófico: O termo se refere a tomar ciência dos deveres éticos, morais e responsabilidades. Em resumo é uma consciência moral/ ética. Determinado por uma cultura e regido por um padrão.

Para Marilena Chauí, consciência também se separa em três: consciência passiva, consciência vivida mas não reflexiva e consciência reflexiva e ativa.

- Consciência Passiva: É a percepção que temos um tanto quanto confusa/distorcida de nós mesmos e do que nos rodeia; muito comum em pessoas idosas e crianças.

- Consciência Vivida: É a que parte de uma noção egocêntrica, em que percebemos os outros e os acontecimentos ao redor, mas a partir dos nossos sentimentos/pontos de vista.

- Consciência Reflexiva: É a partir dela que se percebe e compreende diferenças entre si, os outros e as coisas. Segundo Chauí, é a partir dela que se começa a criar uma consciência do eu, de pessoa, de cidadão e de sujeito.

Alteração normal da consciência:

- Sono: Estado que ocorre de forma recorrente e cíclica e ao mesmo tempo fundamental para o funcionamento saudável do organismo.

-Sono N-REM: é o sono sincronizado, onde não há movimento rápido ocular, há a diminuição na atividade do sistema nervoso, das frequências cardíacas e respiratórias, e os movimentos intestinais permanecem no nível de funcionamento mínimo.

Nele há 4 estágios - Do Sono mais leve e superficial ao mais profundo e com atividades bem mais lentificadas.

- Sono REM: Com movimentos oculares rápidos, há a instabilidade do sistema nervoso autônomo e variações fisiológicas, é nele que  ocorrem os sonhos.

- Sonho: Experiências visuais, alterações normais da consciência que ocorrem durante o REM como já foi falado acima.

Para pessoas com deficiência visual essas experiências são motoras.

Para Freud o sonho revela desejos e temores inconscientes mesmo que seja de forma indireta ou disfarçada.

Segundo ele também o Inconsciente é atemporal, regido pelo principio do prazer, não há contradição.

Alterações patológicas Quantitativas da consciência onde há o rebaixamento ou aumento do nível de consciência:

- Obnubilação ou turvação da consciência: Rebaixamento do nível de consciência de grau leve a moderado. Definida pela ofuscação da vista, podendo deixar o individuo sonolento, há a diminuição do grau de clareza do sistema sensorial, com dificuldades de compreensão, concentração, de se expressar e emitir sensações,  a motricidade lentificada e pode também vir acompanhado de confusão mental.

- Sopor: Estado marcante de turvação da consciência, pode ser considerado um intermédio entre a obnubilação e o coma. O individuo sempre se mostra evidencialmente sonolento, ainda que apresente reações de defesa ele é incapaz de qualquer ação espontânea. A psicomotricidade se encontra mais inibida.

Nesse caso o individuo só pode ser despertado por estímulos enérgicos, sobretudo de natureza dolorosa (ex: choques, tapas).

- Coma: É o grau mais profundo do nível de consciência. No estado de coma não é possível qualquer atividade voluntaria consciente. Além da ausência de qualquer indicio de consciência e reação a estímulos internos e externos, não sendo possível desperta-lo pois não haverá nenhuma atividade psíquica , compromete  o sistema nervoso central. O coma vai do I ao IV grau.

Síndromes psicopatológicas associadas ao rebaixamento do nível da consciência:

- Delirium ou Amência: É o termo mais adequado para designar a maior parte das síndromes confucionais agudas. Diz respeito aos vários quadros com rebaixamento leve e moderado do nível de consciência, acompanhado de desorientação tempo e espacial, dificuldade de concentração, perplexidade, ansiedade em graus variados, agitação ou lentificação psicomotora, discurso ilógico e confuso, ilusões e/ou alucinações quase sempre visuais, oscila muito durante o dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com