TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Civilização das formas: O corpo como valor.

Por:   •  14/11/2015  •  Resenha  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  1.913 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE PSICOLOGIA

PROFESSOR MARIO LEONE

Resumos do Texto A Civilização das formas: O corpo como valor.

Com base no que os autores GOLDENBERG e RAMOS, relatam a importante busca entre homens e mulheres em relação aos seus corpos ou do corpo perfeito. Eles começam o texto citando um trecho de um romance Um nenhum e cem mil, e Vitangelo Moscarda (o personagem) percebe que através da percepção de si próprio confrontado pela esposa, que cada individuo possui uma coincidência própria e que, a percepção de cada um lhe é peculiar e incomunicável. Em um argumento social e histórico, no qual os meios tradicionais de criação de identidade, a família, a religião, a política. Ele  então surta na solidão que existe em seu ego, assumindo que o personagem que ele havia atribuído a si próprio, só existia para ele, portanto não fazia sentido, a se manter desse jeito.

“Após tomar consciência de que não era como ele se via, mas como era visto pelos outros, bem como não era o que pensava ser, mas o que pensavam dele”. Com base nessa citação, podemos perceber que as vezes não conseguimos enxergar nossos próprios defeitos e também  não vemos aquilo o que as outras  pessoas veem em nós. Atualmente as mulheres e homens querem ficar cada vez mais bonitos, com o corpo escultural e nem se preocupam com a saúde. O que adianta ter um corpo aparentemente bonito, se não tem saúde? Estes praticantes que procuram moldar o corpo com base para sua arte e transformação, e muitos com um projeto de definição corporal fora dos padrões, devidos às aparências inusitadas de transformações corporais, que são adotadas por um numero cada vez maior de adeptos, que buscam “crescer” e modificar seus corpos as vezes até de maneiras grotescas. Os autores também relatam sobre uma jovem paulista de 22 anos, que desejava ter a aparência de uma vaca. “... em depoimento ao site Mix Brasil, disse que desejava ser(ou melhor, parecer) uma vaca. Para tanto tatuou manchas em todo o corpo, pretendendo demonstrar assim, o quanto achar o ser humano e a sociedade atual medíocre.

Mediante esse relato paramos para pensar, ate aonde vai a imaginação ou a indignação do ser humano, em querer mudar sua aparência? Por mais revoltada em a que a pessoa esteja em querer comparar sua existência humana, com aparência animal, isso é inaceitável, aos nossos olhos. Hoje é “normal “ homens e mulheres querem ter corpos perfeitos. E o que na realidade seria ter o corpo perfeito? As mídias agem a bastante tempo, como parceria estratégica para este contexto de alta visibilidade do corpo característicos da sociedade de consumo, por meio da qual divulgam-se formatos e padrões de corpo e  beleza, bem como maneira de ser tratados, modificados, produzidos e porque não dizer reproduzidos,Conforme a pesquisa, no Brasil, o peso e a beleza do corpo influem mais na autoestima que sucesso na profissão, fé religiosa ou número de amigos. Em especial em grandes centros urbanos há um crescente aumento de “culto” ao corpo, hoje podemos ver corpos criados em salas de cirurgia: lipo-esculturas, próteses de mamarias, de glúteos, panturrilhas, peitorais, medicações as vezes ate sem controle da ANVISA. Muitos pregam a conformidade a um padrão estético, chamados de boa forma. Pode-se dizer que as regras à atual exposição corporal, são de ordem estética, para alcançar a forma ideal e assim a exposição corporal sem constrangimento, se faz necessário com autodisciplina, força de vontade, com isso o autocontrole melhora a aparência física, o corpo fica mais disciplinado, aprendendo a comer e a dormir melhor, assim se constrói um bom relacionamento físico e emocional. Pessoas que se encontram acima do peso, “gordos” (fora dos padrões de beleza), são taxadas como indisciplinados, preguiçosos, e que não fazem investimentos em si mesmo. Há tempos não vemos mais a beleza, como algo de ” natureza divina”, e como já relatamos passa a ter suas formas moldadas em centros estéticos, academias, na alimentação (dietas), tratamentos dermatológicos, e cosmético, há quem diga que se consiga a chegar ao corpo perfeito. Há uma pressão comercial muito forte obrigando homens e mulheres a seguir um padrão de beleza. Devemos nos aceitar do jeito que somos. Porque se nós, não nos aceitarmos do jeito que somos nunca seremos felizes com o nosso corpo, devemos sim, buscar fazer exercícios, ter uma boa alimentação, uma boa noite de sono e nos preocuparmos com nossos corpos, mas com consciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com