TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cognição E Funções Executivas

Por:   •  29/11/2023  •  Ensaio  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 3

COGNIÇÃO E FUNCÕES EXECUTIVAS

Considerando que as funções executivas são um conjunto de habilidades cognitivas de alto nível que permitem ao ser humano, entre outras, planejamento e alcance de metas, controle de comportamento, adaptação a situações de constante mudança, além de resolução de problemas complexos, percebemos o fundamental papel dessas funções na cognição humana. São elas as responsáveis por influenciar uma diversidade de processos mentais, desde o planejamento e a tomada de decisões até o controle inibitório e a flexibilidade cognitiva. Tais  funções são amplamente associadas às regiões pré-frontais do cérebro e desempenham um papel crucial na regulação do pensamento, emoções e comportamento.

Correspondem a um conjunto de processos interligados, sendo seus principais componentes: inibição; memória de trabalho; flexibilidade cognitiva; planejamento e organização; e tomada de decisão.

A Inibição diz respeito à capacidade de suprimir respostas automáticas ou impulsivas em favor de respostas mais adequadas ao contexto, o que permite controlar impulsos e manter o foco em metas de longo prazo; a memória de trabalho, por sua vez, corresponde à habilidade de trabalhar com as informações obtidas pela memória de curto prazo e manipulá-las mentalmente. Isso é essencial para tarefas que exigem planejamento e solução de problemas; a flexibilidade cognitiva está relacionada à adaptabilidade e à criatividade, sendo a capacidade de alternar entre diferentes conjuntos de regras mentais ou abordagens cognitivas de acordo com as demandas da tarefa; Planejamento e organização é habilidade de criar estratégias para alcançar metas específicas, dividir tarefas complexas em etapas menores e estabelecer prioridades; e por fim a tomada de decisão que, como o próprio nome sugere, é a habilidade complexa que envolve a capacidade de avaliar informações,  definir prioridades, considerar consequências futuras para evitar prejuízos, escolhendo a ação mais adequada. Além disso, tem papel importante no aperfeiçoamento de decisões a curto, médio e longo prazo.

Cognição é uma função psicológica individual ou coletiva intrinsecamente ligada às funções cognitivas. É atuante na aquisição do conhecimento e se dá através de processos como a percepção, a atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.  

Por meio da atenção seletiva, as funções executivas permitem direcionar a atenção para informações relevantes e ignorar distrações. Nesse sentido, a  inibição desempenha um papel fundamental. Na resolução de problemas, é preciso planejar, organizar informações, além de manter detalhes relevantes em mente e ser suficientemente flexível para ajustar estratégias conforme necessário e, assim, resolver problemas complexos; no aprendizado, as funções executivas irão auxiliar durante a organização de informações, definição de objetivos de estudo e avaliação de progresso; por fim, no comportamento social e emocional as funções executivas atuarão na regulação emocional, na empatia e no comportamento social adequado, e, desse modo, permitirá que as pessoas modifiquem suas respostas emocionais impulsivas em situações sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com