TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO DA GESTÃO DE ESTOQUE DE MATERIAL DE CONSUMO NA GERÊNCIA EXECUTIVA DO INSS DE SOBRAL CEARÁ

Ensaios: UM ESTUDO DA GESTÃO DE ESTOQUE DE MATERIAL DE CONSUMO NA GERÊNCIA EXECUTIVA DO INSS DE SOBRAL CEARÁ. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  5.761 Palavras (24 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 24

UM ESTUDO DA GESTÃO DE ESTOQUE DE MATERIAL DE CONSUMO NA GERÊNCIA EXECUTIVA DO INSS DE SOBRAL CEARÁ

Francisco Cleiton Felix Ferreira

Universidade Estadual Vale do Acaraú

cleiton.felix13@hotmail.com

Curso: Administração

Irislane do Nascimento Souza

Universidade Estadual Vale do Acaraú

irislanesouza@hotmail.com

Curso: Ciências Contábeis

Maria Lauziane do Nascimento Vasconcelos

Universidade Estadual Vale do Acaraú

lauzianevasconcelos@yahoo.com.br

Curso: Administração

RESUMO

Introdução: Atualmente observa-se a necessidade de uma boa gestão no que diz respeito ao estoque de materiais de consumo, principalmente no contexto da administração pública do INSS. Por material de consumo entende-se por aquele utilizado nos processos diários da organização como: papel A4; caneta esferográfica transparente, lápis, grampo, tonner, água mineral, livros, envelopes, copos descartáveis, cartuchos, pastas para arquivo, açúcar e café em pó; e que em razão do seu uso corrente e pela definição da Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a 2 (dois) anos. O referencial teórico apresenta a contextualização da administração geral incluindo a descrição do planejamento, missão, visão e valores da instituição do INSS. Aborda os aspectos conceituais de logística e gestão de estoques. Objetivos: O artigo tem o propósito de verificar se o processo de gestão de estoque de materiais de consumo na gerência executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Sobral atinge os níveis de consumo desejados através das atividades de aquisição, armazenamento, controle e distribuição. O processo de gestão utilizado na organização visa à qualidade, velocidade, flexibilidade, confiabilidade e a redução de custos. Procedimentos Metodológicos: A pesquisa tem uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, cujos dados foram obtidos por meio de uma entrevista realizada com a responsável pelo setor de logística da instituição e através das informações obtidas no banco de dados, bem como nos manuais digitais pertencentes ao site do INSS. Resultados: De acordo com a pesquisa feita na instituição verifica-se que a logística busca manter a gestão de estoque, através de processos que atendam as atividades de aquisição, armazenagem, controle e distribuição, aliada ao consumo econômico e eficiente, atendendo todos os interessados. Considerações Finais: Com a realização do trabalho foi possível, mesmo com um sistema de controle denominado Controle de Material de Consumo (CMC), verificar que é necessário o desenvolvimento de um novo sistema de desempenho e monitoramento que possa auxiliar não só a gestão de estoques da parte física, mas também no processo de tomada de decisão que possibilite um melhor dimensionamento dos custos onde compreenderá a fase seguinte da pesquisa.

Palavras-chave: estoque, material, consumo.

1. INTRODUÇÃO

Contextualizando o assunto abordado, iremos fazer um estudo da gestão de estoque em especial sobre o fluxo de material de consumo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma autarquia federal com sede em Brasília - Distrito Federal, vinculada ao Ministério da Previdência Social, instituída com fundamento no disposto no art. 17 da Lei no 8.029, de 12 de abril de 1990, tem por finalidade promover o reconhecimento de direito ao recebimento de benefícios administrados pela Previdência Social, assegurando agilidade, comodidade aos seus usuários e ampliação do controle social.

O INSS está presente em quase 1.000 (mil) municípios brasileiros e a sua rede de atendimento conta, hoje, com mais de 1.100 (mil e cem) agências. Com o Projeto de Expansão da Rede de Atendimento, conhecido como PEX, o número de unidades fixas passará a ser de mais de 1.800 (mil e oitocentas) unidades em 1.700 (mil e setecentas) cidades brasileiras.

O Instituto possui em seu quadro administrativo atual 42.355 (quarenta e dois mil, trezentos e cinqüenta e cinco) funcionários, sendo que 24.694 (vinte e quatro mil, seiscentos e noventa e quatro) no atendimento aos segurados e 17.661 (dezessete mil, seiscentos e sessenta e um) em funções administrativas entre outras.

Mas nosso cenário de estudo está focado na Gerência Executiva do INSS em Sobral , em especial na gestão de estoque no que diz respeito ao fluxo de material de consumo.

Hoje no INSS, estão lotados aproximadamente 290 (duzentos e noventa) funcionários, esses divididos em 24( vinte e quatro) Agências da Previdência Social (APS) na região e a Gerência Executiva, sito nas cidades de Sobral, Amontada, Acaraú, Bela Cruz Camocim, Coreaú, Crateús, Cruz, Cariré, Forquilha, Guaraciaba do Norte, Irauçuba, Itapagé, Itapipoca,Itarema, Marco, Nova Russas Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Benedito, Tamboril, Tauá, , Viçosa do Ceará, que estão vinculadas à Gerência Executiva de Sobral.

1

A Gerência Executiva do INSS em Sobral dividi-se em setores estratégicos, são eles: Gerência – Gabinete, OFC – Seção de Orçamento, Finanças e Contabilidade, SELOG – Seção de Logística, Licitações, Contratos e Engenharia, BENEF – Serviço de Benefício, SST – Seção de Saúde do Trabalhador, SEAT – Seção de Atendimento, SOGP – Seção Operacional de Gestão de Pessoas.

A Gerência Executiva Sobral conta com o olhar atento do Gerente Executivo o Sr. Francisco Andrey Silva de Almeida, nomeado pela portaria n° 71/MPS/GM de 04 de fevereiro de 2010.

2. ADMINISTRAÇÃO GERAL

Para o INSS, administrar é, antes de tudo, cuidado. Cuidado com os cidadãos, a razão de existir; cuidado com os servidores, a alma da Instituição; cuidado com as unidades , que são os meios necessários para o cumprimento de sua missão.

A administração é a ciência que trata das organizações,... é a ação corretamente calculada para realizar determinados objetivos desejados. É a ação cooperativa com alto grau de racionalidade. (PALUDO, Augustinho Vicente, 2006, p 20).

De acordo com PALUDO, Augustinho Vicente (2006, p 21) O termo administração é utilizado para designar funções de planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com