TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criança Querenddo Tornar Adulto Mais Cedo

Casos: A Criança Querenddo Tornar Adulto Mais Cedo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 6

A criança querendo se tornar adulto mais cedo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma síntese reflexiva do processo de construção de um texto coletivo que no vídeo as tranças de bintou e no texto uma abordagem integrada da aprendizagem relata uma criança em fase de desenvolvimento na maturidade e na aprendizagem, uma criança querendo entrar no universo adulto, querendo vivenciar o universo dos adultos sem ter noção de sua importância como criança.

É fundamental que as escolas e a família se e comprometam com a promoção do ser humano na sua integralidade estimular a formação de valores e hábitos e comportamentos que respeitem as diferenças, pois a pequena criança queria ser como os adultos e não ser diferente, pois todos usavam tranças por que só ela que não.

Nós adultos devemos encorajar as crianças a escreverem ou a contarem suas próprias histórias e poemas promover de fatos, fantasia e sentimentos que utilizam a inteligência para trabalhar com diversas área do conhecimento tendo como exemplo matemática a arte e música alfabetização e natureza e sociedade. Todas são crianças, porém suas situações de socialização, condições de vida, tempo de escolarização, de brincadeiras e de trabalho são diferentes. A etapa histórica em que vivemos marcadas pelo avanço tecnológico-científico e por mudanças ético-sociais, apresenta os requisitos necessários para que a educação Infantil dê um salto no sentido de compreender a criança como sujeito social e, portanto, um sujeito com direitos.

Esta mudança só será possível se a família e a escola forem capazes de compreender, que a criança é capaz de construir e de ler a sua realidade, é a protagonista da sua própria história, é capaz de interagir com as pessoas com quem tem referência e com outras crianças, assim como influenciar ambos significativamente.

Por outro lado, a criança vive um momento fecundo, em que a interação com as pessoas e as coisas do mundo vai levando-a a atribuir significados àquilo que a cerca. Este processo, que faz com que a criança passe a participar de uma experiência cultural que é própria de seu grupo social é o que chamamos de educação.

Em relação à família, esta se tornou o centro de afeição entre pais e filhos. Os pais se interessavam pelos estudos de seus filhos e os acompanhavam com intensidade. As crianças ganharam roupas específica que as distinguia dos adultos. Observe-se que a família não é nova, mas, sim, o sentimento de família é que muda. Deste período, concluímos que a criança paga um preço alto pela conquista da sua identidade de criança.

Aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus significados culturais, e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade. Através da interação da criança com o meio social em que vive ela vai adquirindo conhecimento e aprimorando sua linguagem.

O pensamento criativo é estimulado quando utilizamos estratégias de final aberto que reestruturem os conceitos em novas associações. O uso da visualização e da imaginação faz com que os conceitos científicos sejam testados e esclarecidos, revertendo-se eventos, separando-se idéias para criar soluções fantásticas e vendo-se as idéias através de novas perspectivas.

Essas são atividades que incentivam a flexibilidade na troca de estilos de pensamento, podendo estimular um novo interesse pelo assunto científico de pensamento criativo fazem uso da inteligência de cada criança para que ela desenvolva de uma maneira relaxante e agradável de aumentar a compreensão de conceitos e fortalecer a retenção das crianças no seu aprendizado de leitura e escrita em sua vida escolar e familiar.

A relação dentre o texto e a história seria a criança querendo ser adulta e o adulto querendo transformar a criança em adulto através da maturidade da educação científica agregada atividades físicas, sensoriais e emocionais a todo o processo de aprendizagem que vai acontecendo no decorrer dos anos de sua vida. Na história há vários conteúdos a serem aproveitado como, por exemplo, a cultura afro-decendente estimular a formação de valores, hábitos e comportamentos que respeitem as diferenças e características, pois na cultura de bintou só usava tranças quando se tornasse adulto com medo das crianças se envolver com a beleza e esquecer-se de viver a sua vida.

2. Atividade pratica

. Atividade para área de natureza e sociedade

Desenvolvimento: Levar as crianças para área externa pedindo que observem e identifiquem a vegetação local.

Em sala discutir o que foi observado e pedir que as crianças façam um registro através de desenhos;

Fazer algumas perguntas estimulando a curiosidade dos educando como:

Como será a vida das crianças que moram perto da praia, perto de um grande rio ou floresta? Como é viver em uma cidade muito grande ou muito pequena?Você já conversou alguma vez com um rio como bintou? Reparando a sua imagem como ela é?

Para avaliação final e devemos Solicitar que os alunos ajudem na limpeza da sala após as realizações das atividades;

Ensinar as crianças a jogarem pedaços de papéis, restos de alimentos e outros materiais sem utilidades no lixo para manter o ambiente limpo;

Atividade de arte e musicas

No trabalho com música os sons possuem um caráter lúdico de grande valia, pois além de proporcionar prazer, reduzem o nível de ansiedade, trazendo bem estar, relaxamento.

Desenvolvimento: Logos após assistir o pequeno vídeo às tranças de bintou

Pedir para as crianças desenhar livremente sem a intervenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com