TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIFÍCIL ARTE DE HARMONIZAR FAMÍLIA, TRABALHO E VIDA PESSOAL.

Por:   •  3/10/2018  •  Resenha  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do texto: A DIFÍCIL ARTE DE HARMONIZAR FAMÍLIA,

                   TRABALHO E VIDA PESSOAL.                  

Maria Lúcia Rocha-Coutinho

As alterações no contexto familiar no que diz respeito às responsabilidades domésticas e sua atuação no mercado de trabalho vem mudando, ainda que lentamente, conforme aponta a autora.

Víamos num modelo antigo, predominantemente no Brasil, que, homens eram mais dedicados ao trabalho e poucas ou nenhuma eram suas tarefas domésticas. Eles, vistos como provedores e elas como responsáveis pelos cuidados da casa e da família.

De acordo com o IBGE (2010), é crescente o número de famílias com diversidade em seus arranjos. Aponta-se também para um declínio no número de casais sem filhos, o que pode justificar em partes, o crescente envolvimento das mulheres no mercado de trabalho.

Outro fator relevante nos arranjos familiares é que nem sempre a família pode contar com o trabalho de empregadas domésticas. As avós que antes ajudavam mais com os netos, hoje também estão mais inseridas no mercado de trabalho, fazendo com que os pais vivam grandes malabarismos para dar conta de suas jornadas.

Diante de todo esse dilema, muitas implicações são vivenciadas pelas famílias. Ainda é forte a concepção de que mãe é mãe e que é a principal responsável pela família e por outro lado, a pressão social para que as mulheres invistam cada vez mais na carreira profissional e sejam independentes financeiramente. Essas normas antagônicas causam nas mulheres o sentimento de culpa, uma vez que é difícil corresponder aos papéis de mãe ideal e profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com