TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dependência Química

Por:   •  27/3/2022  •  Resenha  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 2

exto: Sentidos sobre o uso de drogas por psicólogos: Implicações práticas

O artigo escolhido traz enfase e entrevistas com pessoas que têm vício de drogas lícitas e ilicitas. Mas apresentam o lado social onde muitos tentam sair do vício mas há muitas falhas nas políticas públicas do país, como muitos profissionais que têm dificuldades de se inserirem nessa aréa de saúde, e a falta de habilidades para atuar com essas pessoas ou ações a essas pessoas quando aplicadas não benefeciam todos ou há uma demora.

As entrevistas realizadas por profissionais da área de psicologia a usuarios, para a compreensão e suas práticas. entre as principais percerpções do vício em drogas está o “sintoma social” onde o entrevistados afirmam que seus problemas com essas substâncias são decorrente a um contexto social, onde todos querem ter algo, os faltam algo, e queriam abrir um campo de alívio de dor, assim a droga o alivia a decepção e dor.

Outra das percepções dos psicólogos foi como as drogas têm uma divulgação em massa, que quando começam o consumo de um, já estão na direção de um vício e a várias substâncias também. A “função psiquica” que a substância começa ter, onde a pessoa torna aquilo como um companheiro dele o deixa-lo de vez causaria mais problemas, por isso muitos tratamento são focados na diminuição das substâncias.

Ao ter dissernimento do vício, o dependente pode ter a convicção da incurabilidade, nisso tenta uma irreverção aceitando um tratamento colocado por especialistas. Isso chamado de “readaptação social”, a ulltima percepção dos psicólogos com os entrevistados. Mas os centros de atendimento e comunidades terapeuticas, incluindo as práticas religiosas, que muitos optam a realizar, não têm mais capacidade de acolher mais alguém. A demanda da população é muito maior do que conseguem atender, ainda se tem uma burocracia no atendimento que desgasta os profissionais.

Por fim, pontuamos os esteriotipos e preconceitos, que além dos usuarios sofrerem desde conflitos familiares a sua reinserção no campo de trabalho, os profissionais que atuam nessa área também sofrem por sua escolha de trabalho.

A falta de um investimento no sistema básico de saúde é outra das grandes causas de dificuldade que os psicólogos têm na realização de seu trabalho, não conseguem realizar palestras para alertar a população sobre o uso de drogas. Ou seja, sem a ajuda de um, não conseguimos a realização de um trabalho importante na sociedade, que deveriam ser mais pautados em causas governamentais.

PIRES, R. R.; XIMENES, V. M.; Sentidos sobre o uso de drogas construídos por

psicólogos: implicações práticas, Revista de Psicologia da UNESP, p. 41- p.50, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com