TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Discursiva Psi. Comunidade

Por:   •  1/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 2

Proposta

A violência é um fenômeno que tem como característica fundamental “o uso intencional e desejado da agressividade para fins destrutivos, em uma relação de poder caracterizada como assimétrica – entre pessoas, etnias ou nações – em que uma das partes está ou se pretende que esteja subordinada, subjugada” (TRASSI; MALVASSI, 2010, p. 44). A violência é intencional e depende da consciência do eu e da negação do outro enquanto sujeito. Mas Rousseau acredita que o homem, quando criança, é piedoso por natureza e usa sua agressividade somente para se defender do ambiente.

Se, como afirma Rousseau, quando criança somos piedosos, analise, a partir de seus estudos: por que adolescentes cometem atos infracionais?

Resolução

De acordo com Rousseau, o ser humano quando criança é um ser piedoso, ou seja, não usa a agressividade para se defender, porém, não é o que se pode ser observado em adolescentes que moram em um contexto de vulnerabilidade. É notório que adolescentes de baixa renda e que vivem em periferias têm mais tendência a se inserirem no tráfico de entorpecentes, claro que não são todos, pois há aqueles que optam por estudarem e não cometerem atos infracionais. Mas a pergunta a ser feita é, por que esses jovens são tão vulneráveis e escolhem esse caminho para seguir? O ponto de partida a ser debatido do por quê de escolherem esse caminho é as condições socioeconômica que os rodeiam, muitos não tem perspectiva de vida, ou seja, esses jovens terminam o ensino médio e não conseguem um emprego formal e acabam entrando no tráfico de dragas ou até mesmo furtando os pertences das pessoas para vender e ajudar na renda familiar, que é pequena. Bem como, infelizmente, as oportunidades no Brasil são desiguais principalmente no âmbito da educação profissionalizante, fazendo com que esses adolescentes terminem o ensino médio sem uma qualificação profissional para entrarem no mercado de trabalho o que contribui para o agravante da problemática, além disso, esses adolescentes possuem famílias desestruturadas, onde pode haver a ausência da figura paterna, consumo de álcool e/ou drogas ilícitas, por exemplo. Desse modo, alguns acabam abandonando a escola e usando a agressividade para se defenderem do sistema sociopolítico e capitalista, ficando evidente assim, que o ambiente social no qual este jovem está inserido influencia diretamente no seu comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com