TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GÊNERO TEXTUAL RELATÓRIO NUMA PERSPECTIVA SOCIORRETÓRICA NA COMUNIDADE DISCURSIVA DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFMA DE SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS

Por:   •  11/7/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

O GÊNERO TEXTUAL RELATÓRIO NUMA PERSPECTIVA SOCIORRETÓRICA NA COMUNIDADE DISCURSIVA DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFMA DE SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS

1Emanuel Carvalho da Silva; 2Maria Rafaela da Silva Sousa; 3Arlene Maria Ribeiro Silva;

1Estudante do Curso de informática do Laboratório de ... do Centro ...; E-mail: emanuelcarvalho444@gmail.com.

2Estudante do Curso de agropecuária do Laboratório de ... do Centro ...; E-mail: mariarafaelasousa6@gmail.com.

3Professor do Laboratório de ... do Centro ... Líder ou Participante do Grupo de Pesquisa ...; E-mail: email@email.com.

Resumo

O projeto tem como objetivo geral analisar as habilidades e dificuldades na produção textual escrita dos alunos do 3º ano do Instituto Federal do Maranhão do Campus de São Raimundo das Mangabeiras por meio da produção do gênero textual relatório numa perspectiva sociorretórica; e os objetivos específicos: analisar a produção escrita do gênero textual relatório nas atividades práticas inerentes à dinâmica educacional dos discentes do curso Técnico em Agropecuária em Agropecuária, Instituto Federal do Maranhão do Campus de São Raimundo das Mangabeiras, diagnosticando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero; identificar os benefícios de trabalhar os gêneros discursivos por meio do modelo sociorretórico de um relatório; mensurar o desenvolvimento das habilidades e dificuldades na produção textual escrita dos discentes da pesquisa na escrita de um relatório. Sendo assim, estão sendo promovidas atividades que possibilitem o desenvolvimento da competência comunicativa escrita dos alunos dos cursos técnicos

Palavras-chave:

Relatório; Gênero textual; Sociorretórica .

Introdução

A noção de gênero vem descrever a relação entre o propósito social do texto e sua estrutura lingüística. De acordo com Schneuwly e Dolz (1995), o gênero funciona como um modelo comum que determina um horizonte de expectativa para os membros de uma comunidade, confrontados às mesmas práticas de linguagem.

Afirma Marcuschi (2008) que a produção linguística permite uma inúmera variedade de gêneros textuais, isso porque, segundo o referido autor, quando dominamos um gênero textual, não dominamos uma forma linguística, mas uma maneira de realizar linguisticamente objetivos específicos em determinadas situações.

Existe uma infinidade de gêneros textuais, e cada um se aplica a determinada situação, que é determinada através do público alvo e pelo que o texto expressa. O gênero textual relatório como o próprio nome diz relata sobre algo. Ele traz informações pormenorizadas sobre determinado tema. A linguagem presente nos relatórios deve ser formal e cuidada, é usada a norma culta e pautadas na coesão e coerência textual.

É notório que os gêneros textuais são produtos das relações sociais e que os mesmos indicam muito dos saberes produzidos por determinados grupos sociais. Assim, ao considerarmos a demanda de produção escrita escolar, é preciso uma reflexão sobre a qualidade dos textos produzidos. É perceptível a dificuldade que muitos alunos do Ensino Médio Técnico Integrado, geralmente, imaturos na escrita, têm ao depararem-se com a necessidade de escrever gêneros textuais como: relatórios, resumos, resenhas, projetos e outros textos comuns à sua comunidade sociorretórica. Para muitos, “o ponto crítico é identificar os passos a serem seguidos, os elementos indispensáveis à composição de determinado gênero textual e a intenção do autor para com o leitor.” (MOTTA-ROTH, 2010)

Metodologia

Este projeto está sendo desenvolvido por meio da metodologia da pesquisa–ação envolvendo os alunos do 3º Ano do Curso Técnico em Agropecuária, do Instituto Federal do Maranhão do Campus de São Raimundo das Mangabeiras de São Raimundo das Mangabeiras do ano de 2016. O mesmo está organizado em etapas: composição do diagnóstico, execução das ações e verificação das ações.

Serão utilizados como instrumentos de pesquisa duas etapas de produção do gênero textual relatório para formação do corpus I e corpus II, sendo que cada etapa terá um corpus de 30 textos escolhidos aleatoriamente das turmas de 3º Ano do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Maranhão Campus de São Raimundo das Mangabeiras. Vale ressaltar que os dados serão submetidos ao conselho de ética e, em nenhum momento, o nome dos sujeitos envolvidos na pesquisa serão revelados. Uma pesquisa-ação configura-se como uma proposta de atuação transformadora em a população pesquisada participa efetivamente (COUTINHO, 2008).

Resultados e Discussão

Com apenas uma aula instrutória foi notória o melhor andamento na elaboração e capacidade de argumentação dos alunos, que a princípio fizeram relatos pobres em argumentos e sem o uso correto da norma padrão.

A real dificuldade no ensino-aprendizado na produção textual é fazer esse intercâmbio entre as duas coisas e saber concilia-las. Todos os níveis de formação sentem essa dificuldade, isso acaba sendo retratado no futuro da nação, onde por exemplo nas empresas, os funcionários não são capazes de relatar detalhadamente o que ocorre e que necessita ser trabalhado, resultando então em maus funcionários, sendo que, na educação Brasileira o estudante deve ser induzido a ser fluente no próprio idioma, isso não consiste apenas na fala, também é retratado na escrita e tamanho de vocabulário.[pic 2]

Conclusão

Houveram melhores resultados que a primeira análise, os alunos envolvidos dispuseram mais informações sobre o objeto ou atividade a ser relatado (a), a saber uma visita técnica. Alguns dos estudados não alcançaram resultados plausíveis após as aulas de instrução para elaboração de um novo relatório.

O que mudou bastante na segunda etapa, foi a forma como os alunos relataram, onde os mesmos usaram melhor a norma padrão e dispuseram de maior riqueza de detalhes ao definirem a sua viagem.

Observa-se a partir do apresentado no Gráfico 1, que há uma significativa melhora nas notas dos alunos na Produção II. Na Produção I, os alunos apresentaram a introdução fatores de textualidade investigados, demonstra ter havido melhora com relação a tais fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (188.8 Kb)   docx (58.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com