TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dispersão Do Pensamento Psicologico

Trabalho Universitário: A Dispersão Do Pensamento Psicologico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  2.317 Palavras (10 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

PSICOLOGIA

JUCIMARA MORAIS LOREDO R.A. 820.595.0613

PATRICIA TATIANE SILVA DELATTORE R.A. 807.586.7717

RENATA TOLEDO CANDIDO R.A. 820.292.6565

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

SANTO ANDRE

2014

JUCIMARA MORAIS LOREDO R.A. 820.595.0613

PATRICIA TATIANE SILVA DELATTORE R.A. 807.586.7717

RENATA TOLEDO CANDIDO R.A. 820.292.6565

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

Projeto de atividades práticas supervisionadas a ser apresentada na disciplina de História da Psicologia, para a aprovação na mesma, ministrado pela Professora Rita, do curso de Psicologia da Instituição Anhanguera de ensino da unidade de Santo André- SP.

SANTO ANDRE

2014

ESTRUTURALISMO

O Estruturalismo acontece quando TITCHENER, preocupado com o pragmatismo, que a compreensão funcionalista passava a enfatizar, defendeu a prioridade do estruturalismo por meio de um projeto que considerava tarefa da Psicologia, isto é, a análise da consciência em seus elementos, na direção de determinar sua estrutura.

FUNCIONALISMO

O funcionalismo foi um movimento que não pretendia ser uma teoria sistemática, mas sim, uma atitude ou modo de enfocar os fenômenos psicológicos.

Definia a Psicologia como “Ciência dos processos e operações mentais” interessando-se não pelas emoções, percepções, pensamentos e vontades, mas sim pelos atos de sentir, perceber, querer e pensar por exemplo.

DIFERENÇA ENTRE O PENSAMENTO DE WILHELM WUNDT E WILLIAM JAMES PARA PISICOLOGIA

As concepções de ciência de Wilhelm Wundt no estruturalismo, a Psicologia tem como foco a analise da consciência.

As concepções de ciência de William James o funcionalismo tem como foco, o interesse no fluxo da consciência, bem como suas adaptativas.

ESTRUTURALISMO E FUNCIONALISMO

As concepções de ciência de Wilhelm Wundt, um típico professor Alemão do século XIX e fundador da psicologia científica constrói seus pensamentos a partir de conceitos da tradição filosófica alemã

William James pioneiro e fundador da psicologia funcional. A idéia do funcionalismo é que as atividades parciais, contribuem para a atividade global a qual pertencem, compreendendo a psicologia com o objetivo de interação e de ajuste do organismo ao meio que vive.

Aplicou uma maneira alternativa de analisar a mente, o ponto central do funcionalismo foi a teoria em que a função de nossa consciência é nos guiar de acordo com nossa necessidade, destacando aspectos não racionais da natureza humana, pois acreditava que as pessoas reagiam também através de paixões, emoções, pensamento e razão, não acreditava que as pessoas eram seres totalmente racionais

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No estruturalismo, a Psicologia tem como foco a analise da consciência.

O funcionalismo tem como foco, o interesse no fluxo da consciência, bem como suas adaptativas.

INTRODUÇÃO

O Behaviorismo Radical é um conceito que explicam quais são os objetos, métodos e papel da psicologia na sociedade, entende que a Psicologia é parte da Biologia, pois estuda um organismo vivo.

A Psicologia da Gestalt tem como principal objetivo a percepção através dos estímulos. Para se compreender o comportamento humano é importante saber o que é percebido pelo individuo e como é percebido. A psicanalise estuda o inconsciente, através da hipnose.

2. 0 O BEHAVIORISMO

O Behaviorismo Radical é um conceito que explica quais são os objetos, métodos e papel da psicologia na sociedade através do autor Skinner que vai contestar outras propostas apresentadas na época por outros autores (SERIO, 2005).

SERIO (2005), destaca em seu artigo cientifico que o Behaviorismo entende que a Psicologia é parte da Biologia, pois estuda um organismo vivo e que os psicólogos deveriam partir desse ponto de vista para seus métodos de estudos.

O Behaviorismo acredita que a privacidade deveria ser estudada porque cada pessoa estabelece um contato diferente com o que esta dentro da própria pele de uma maneira única. O mentalismo acredita que a privacidade é algo psíquico enquanto o Behaviorismo acredita que ela acontece devido aos fenômenos físicos

( SERIO, 2005).

SERIO (2005), afirma que em termos de diferença entre o Behaviorismo e as outras propostas para a Psicologia, a maioria é feita dentro do âmbito metodológico. O Behaviorismo é uma tentativa de descobrir as causas do comportamento humano e os problemas gerados por essas tentativas e como enfrentar tais problemas.

SERIO (2005), explica que a Psicologia surgiu da preocupação dos humanos para desvendar os comportamentos, isso pode ser dividido em três momentos, o primeiro para antecipar e preparar-se para o que o outro individuo se comportará, no segundo momento identificar em como se pode induzir o outro a responder conforme se queira, e por fim o terceiro momento busca compreender explicar o comportamento.

A psicologia enfrenta vários desafios dentre eles estão em como as causas mentais podem ser produzidas, porem uma das formas que a Psicologia usa para enfrentar esses dilemas é ignorá-los e continuar estudando, como se não houvesse nenhum compromisso filosófico ao estudar o comportamento humano (SERIO, 2005).

Para SERIO (2005), outra forma de enfrentar os desafios e se refugiar diretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com