TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISPERSÃO DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO

Pesquisas Acadêmicas: A DISPERSÃO DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  1.886 Visualizações

Página 1 de 5

A DISPERSÃO DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO

As idéias psicológicas foram se desenvolvendo em diferentes países da Europa e nos Estados Unidos. Foi marcada pela esperança na ciência como conhecimento, que solucionaria os problemas humanos.

A Psicologia científica, junto á influência do Positivismo, revelou a idéia de uma

Psicologia que fundamentava o modelo da Física e se preocupava com o rigor da quantificação. Wundt não deixou de exercer sua função de cientista e idealizou uma disciplina híbrida, por ele denominada de Psicologia, ele considerou que a Psicologia individual poderia ser complementada com o estudo do coletivo: “Psicologia dos Povos”, que daria foco a linguagem, os mitos e os costumes. a Psicologia passou a ocupar um espaço intermediário entre as ciências da natureza e as da cultura. Retomando o projeto de constituição da Psicologia como ciência independente, o Estruturalismo, o Funcionalismo, o Condutivismo ou Behaviorismo, a Gestalt ou Psicologia da Forma e a Psicanálise foram ressaltados.

ESTRUTURALISMO

O Estruturalismo aconteceu quando Titchener, preocupado com o pragmatismo que a compreensão funcionalista passara a enfatizar, defendeu a prioridade do estruturalismo por meio de um projeto que considerava tarefa fundamental da Psicologia, isto é, a análise da consciência em seus elementos, na direção de determinar sua estrutura.

FUNCIONALISMO

O Funcionalismo foi um movimento que não pretendia ser uma teoria sistemática, mas, sim, uma atitude ou modo de enfocar os fenômenos psicológicos. Definia a Psicologia como “ciência dos processos e operações mentais”, interessando-se não mais pelos conteúdos – sensações, percepções, emoções, vontade e pensamento –, mas pelos atos de sentir, perceber, emocionar-se, querer e pensar. Era definido pela questão “Para que serve?”.

DEWEY E A PSICOLOGIA APLICADA

Dewey apontou as limitações e a incapacidade da Psicologia científica para resolver

a problemática da vida, considerada não mais a soma de elementos, mas um processo contínuo. defendeu a proposta de que o comportamento deveria ser estudado, não como

uma construção científica artificial, mas em termos da sua significação no processo de adaptação do organismo ao ambiente, privilegiou-se a função adaptativa da mente. O desenvolvimento da Psicologia aplicada como técnica foi desenvolvida através da possibilidade de complementação metodológica que foi representada uma herança do Funcionalismo para a Psicologia americana, e passou a utilizar o método de introspecção junto com os testes psicológicos, a pesquisa fisiológica, os questionários e as descrições

objetivas do comportamento. Robert M. Yerkes orientou o interesse para uma Psicologia menos pura e mais preocupada com a vida das pessoas em sociedade. Progressivamente, os psicólogos foram se afastando da pesquisa pura para se dedicarem às

áreas aplicadas.

BEHAVIORISMO

O Behaviorismo, ou condutivismo, surgiu nos Estados Unidos com John Watson e sofreu influência da teoria evolutiva de Darwin, da teoria objetiva mecanicista da aprendizagem de Edward Lee Thorndike e também pelas técnicas de condicionamento de Ivan Petrovich Pavlov.

Com o surgimento o Behaviorismo, há um avanço na psicologia, a mudança de foco de estudo da consciência para o comportamento e suas interações com o ambiente, tendo como objetivo a adaptação à normalidade. Tal mudança fez com que a Psicologia fosse reconhecida como "ciência do comportamento", e por consequência os psicólogos passam a ver o sujeito apenas como um organismo.

Burrhus Frederik Skinner continuou o estudo, tendo como foco os relacionamentos funcionais entre as condições de estímulo controladas pelo experimentador e a respostar subsequente do organismo. O indivíduo passar a ser visto como uma máquina.

Skinner começou a se basear na análise experimental das condutas observáveis, e com isso, construiu sua proposta teórica: um construtivismo descritivo, que sofreu críticas assim como seus antecessores.

Continuando o projeto comportamentalista, mudanças surgem revolucionando a Psicologia, e nesse momento, a teoria cognitiva de Albert Bandura se torna referência, defendendo a ideia dos processos cognitivos como mecanismos mediadores entre estímulo e resposta.

PSICOLOGIA DA FORMA OU GESTALT E A FENOMENOLOGIA

A Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Forma, surgiu porque Max Wertheimer, Kurt Koffka e Wolfgang Kohler, seus fundadores, não aceitavam a ideia de decompor a consciência em seus elementos, nem a compreensão de que a percepção dos objetos consistia apenas na acumulação ou soma dos elementos em grupo.

Mantendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com