TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS

Por:   •  6/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE SOBRE ÉTICA versus ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS

OBJETIVO DO TRABALHO – NOMES:        O presente trabalho tem como objetivo propiciar a reflexão sobre a elaboração de documentos escritos produzidos pelo psicólogo (resolução 06/2019). A presente resolução, assim como as anteriores, visa reduzir o número de queixas  em relação a qualidade destes documentos. Contudo, o que se observa na prática clínica, é que ainda existem processos éticos decorrentes de ‘falhas’ na apresentação final dos material escrito, especialmente em laudos psicológicos. Assim, a partir de trechos retirados de laudos psicológicos, o aluno irá realizar comentários/críticas embasados na resolução 06/2019 e nos principios éticos estudados na disciplina.

DICA: Atentem aos princípios norteadores trazidos na resolução 06/2019 que destaca as técnicas da linguagem escrita e os princípios éticos, técnicos e científicos da profissão. (ex.: É importante que os documentos apresentem uma linguagem clara, correta, com encadeamento de ideias, permitindo a comunicação e compreensão do trabalho técnico exposto).

O documento é a apresentação final de todo um trabalho, portanto, inadequações no uso da expressão escrita formal desvalorizam todo um processo, além de impactar negativamente na vida de famílias e pacientes atendidos.

COMO REALIZAR A ATIVIDADE (em dupla ou individual)

O trabalho deve ser entregue via moodle na data estabelecida pelas professoras (27/05).

- Deve constar um breve comentário/análise crítica (até 5 linhas) de cada vinheta/trecho retirado de documentos escritos a partir das informações da literatura sobre a área.

VINHETAS        

  1. E de repente, surge aquele estranho querendo abusá-la, atacando-a da forma mais cruel que uma criança pode conceber . . . Essa paciente está muito sentida, com aqueles soluços que parecem do fundo de sua alma infantil”. “Joana é uma mulher guerreira e muito sofredora”.

Ambos exemplos da vinheta são carregados de uma subjetividade destoante do caráter objetivo previsto para o modelo científico. O uso de “da forma mais cruel que uma criança pode conceber” não denota clareza e a seguinte descrição do estado da paciente é, aparentemente, desnecessária. Também, a descrição de Joana (pseudônimo?) não parece atribuir valor ao caso documentado.

  1. “Sr. João demonstra um comportamento extremamente agressivo e, sem que haja mínimos critérios de segurança, quanto à doença mental/neurológica que acomete o Sr. João e que se apresenta como grave, seu contato com a filha não deve ser permitido, para segurança desta”

Considerando que “Sr. João” trata-se de um pseudônimo que assegura privacidade ao sujeito, a vinheta concorda com a norma culta da língua portuguesa e expõe a questão de forma dinâmica e articulada.

  1. “A partir das entrevistas realizadas com mãe, pai, fi lha, avós e tia materna da vítima, é possível afirmar, com certeza, que abusos sexuais e físicos ocorreram”.

Ao afirmar com certeza, o profissional não expõe “o raciocínio psicológico resultante da sua atuação profissional” (Art 6. § 1.) que concede certeza à sua conclusão acerca dos abusos sofridos pela vítima. Também, visando a preservação da privacidade dos envolvidos, a citação dos membros entrevistados da família poderia ser substituída pelo uso de “familiares” (ou expressão afim).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com