TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Entrevista Semi Aberta

Por:   •  6/3/2019  •  Ensaio  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida para a disciplina de Prática Integrativa II, do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). O objetivo desta disciplina é integrar os conhecimentos adquiridos durante o semestre nas disciplinas de Processos Psicológicos Básicos, e para isso, fez-se necessária a saída à campo para a realização de entrevistas com outros psicólogos (e também com o senso comum), para um melhor desenvolvimento de competências necessárias ao futuro de um profissional da Psicologia.

O tema escolhido foi um estudo sobre o aprofundamento de dois processos psicológicos básicos (inteligência e aprendizagem), no âmbito escolar, dando ênfase à desmitificação de pré-conceitos comuns. O transtorno do espectro autista é uma síndrome definida por alterações presentes desde idade precoce, tipicamente aos três anos de idade, e que se caracteriza por dificuldades de interação social, déficit de comunicação social e padrões inadequados de comportamento que possuem finalidade social.

Entre as razões que justificam a opção pelo tema e o campo da pesquisa está a possibilidade de compreender qual a relação entre esse assunto tão atual e que atinge muitas pessoas e os Processos Psicológicos Básicos e como eles influenciam na experiência escolar de um sujeito com TEA.

O psicólogo escolar está na escola para ajudar a planejar programas educacionais. Além disso, seu conhecimento e suas técnicas ajudam a caracterizar a população que a escola atenderá, evitando rotulações e discriminações preconceituosas.

 

De acordo com a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, a inteligência é a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos importantes em um determinado ambiente ou em uma comunidade cultural. A capacidade de resolver problemas permite à pessoa abordar uma situação em que um objetivo deve ser atingido e localizar a rota adequada para esse objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com