TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Impactos Das Mídias Sociais Na Insatisfação Com O Corpo Nas Adolescentes À Luz Da Terapia Cognitivo-Comportamental: Uma Entrevista Semi-Estruturada

Por:   •  15/5/2023  •  Artigo  •  4.545 Palavras (19 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

ELAINE RESENDE DA FONSECA

OS IMPACTOS DAS MÍDIAS SOCIAIS NA INSATISFAÇÃO COM O CORPO NAS ADOLESCENTES À LUZ DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: UMA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA

CONSELHEIRO LAFAIETE

2021

ELAINE RESENDE DA FONSECA

OS IMPACTOS DAS MÍDIAS SOCIAIS NA INSATISFAÇÃO COM O CORPO NAS ADOLESCENTES À LUZ DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: UMA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I do Curso de Psicologia da Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC, para fins de pontuação.


Orientador (a): Juliana Campos

CONSELHEIRO LAFAIETE

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 PROBLEMA DE PESQUISA        4

2.1 Delimitação do tema/problema        4

2.2 Justificativa        4

2.3 Hipótese        5

3.1 Objetivo Geral        5

3.2 Objetivos Específicos        6

4 MÉTODO        6

4.1 Procedimentos de Coleta de Dados        6

4.2 Procedimentos de Análise de Dados        7

4.3 Procedimentos Éticos                                                                                                    8

5 REFERENCIAL TEÓRICO        8

5.1 Uso da internet e redes sociais pelos adolescentes        8

5.2 Imagem corporal na adolescência        9

5.3 Ambiente familiar        10

5.4 A Terapia Cognitivo Comportamental como base do trabalho de desenvolvimento da imagem corporal        11

6 CRONOGRAMA        14

7 REFERÊNCIAS        15

1 INTRODUÇÃO

A adolescência é uma fase em que ocorrem diversas mudanças no desenvolvimento. Por isso, é o momento das descobertas e, no qual, podem ocorrer dificuldades em lidar com essas mudanças. Nessa fase começa o desejo de se conhecer melhor, se apresentar e se posicionar no mundo. Essa inquietação durante a fase jovial pode ser explicada, também, pelas mudanças hormonais. Como afirma Vargas (2014), as mudanças hormonais podem influenciar os comportamentos dos adolescentes. Neste contexto de desenvolvimento corporal, mudanças hormonais e inquietações pessoais, surgem as influências externas, que irão impactar o modo como tal processo de desenvolvimento individual ocorre. Dentre tais influências, é possível citar as redes sociais.

As redes sociais vêm apresentando um alto grau de crescimento na vida dos adolescentes, que cada vez mais passam a aderir e a usar essas redes. Isto coloca em pauta algumas discussões referentes à influência das redes sociais no comportamento dos adolescentes, e o modo como estes interagem e se relacionam com a tecnologia. Os conteúdos presentes nesses instrumentos apontam para o estabelecimento de padrões sociais, a exemplo de como devem se vestir o que se deve comer e como agir, requisitos para que possam ser aceitos e ganhar destaque no meio virtual. No âmbito das tendências impostas, mesmo que de forma implícita, no mundo virtual, há o chamado “padrão de beleza”, que afeta diretamente o processo de percepção da autoimagem das adolescentes. Desse modo, a exposição destas às redes sociais e aos conteúdos de beleza, pode acarretar na insatisfação corporal, levando-as a buscar meios, por vezes dolorosos, de alcançar esse padrão corporal. .(BELEZA,2014)  

Em consequência desses fatores, muitas adolescentes passam a enxergar defeitos em seus próprios corpos, distorcendo sua autoimagem e gerando insatisfação corporal. Esse processo desencadeia problemas psicológicos, podendo levá-las a desenvolver crises de ansiedade e pânico, distúrbios alimentares, depressão e outros.

A fim de compreender as consequências psicológicas do uso das redes sociais na vida dessas adolescentes, a presente pesquisa tem por objetivo analisar os principais impactos psicológicos das redes sociais no processo de insatisfação corporal dessas adolescentes. Para tal análise, será utilizado a Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC), uma abordagem da psicoterapia que visa entender a atribuição de determinados comportamentos a certos aspectos da vida, como sentimentos, outros indivíduos e acontecimentos (BECK, 2013). Assim, serão utilizadas as premissas presentes na TCC para compreender a associação dos problemas psicológicos às influências das redes sociais. Para isso, a pesquisa será realizada por meio de uma entrevista semi-estrutura, buscando introduzir os estudos psicológicos a respeito dessas influências na fase da adolescência, no que tange ao desenvolvimento da autopercepção.

2 PROBLEMA DE PESQUISA

Quais são os impactos das redes sociais na autopercepção corporal de adolescentes?

2.1 Delimitação do tema/problema        

Qual o impacto psicológico das redes sociais na autopercepção corporal de adolescentes.

2.2 Justificativa

O tema escolhido surgiu devido à observação de que pode haver uma influência negativa das redes sociais sobre a imposição de padrões de beleza em mulheres, e que tais circunstâncias podem estar afetando as adolescentes, no que se refere à forma como estas enxergam seus corpos. Assim, as consequências existentes afetam a autoimagem das adolescentes e esta situação se constitui um problema de âmbito social.  Nesse sentido, a escolha do estudo justifica-se pela incidência da insatisfação corporal e os impactos psicológicos devido às influências negativas trazidas pelas mídias sociais (RODRIGUES, 2019).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (229.7 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com