TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Entrevista com Profissional de Psicologia

Por:   •  14/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Católica de Pelotas

Curso de Psicologia

Práticas em Psicologia: Ciência e Profissão

Prof. Rosane Pinheiro Krüger Feijó

ENTREVISTA COM PROFISSIONAL

Isadora Brum Dias

Pelotas

2019

ENTREVISTA COM PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA

Nome: Ana Carolina Paes

Idade: 29 anos

Prática atual: Psicóloga Residente do Hospital Universitário da FURG

Formação: Graduação em Psicologia na FURG, Mestrado em Educação e Especialização em Psicologia da Saúde na UFPel (em andamento)

1) Como foi a sua formação acadêmica em termos de expectativas e suas concretizações? Quais ideias que você tinha sobre o fazer da Psicologia quando entrou no curso e que foram transformadas ao longo desse processo?

Quando ingressei no curso de Psicologia da FURG minhas expectativas giravam em torno dos estereótipos relacionados à Psicoterapia clínica, eu queria ajudar as pessoas e entendia que a Psicologia significava que eu seria uma Psicoterapeuta. Com o andar da graduação fui percebendo que o campo ‘Psi’ era infinitamente mais amplo do que julgava até então, que ser Psicóloga ia além daquele esteriótipo generalista e que eu poderia então ser professora, profissional de diferentes dispositivos de saúde (CAPS, Ambulatórios de Saúde Mental, Hospitais) e diversas instituições que não se organizam em torno da Psicoterapia e sim de uma escuta terapêutica e do acolhimento, além de infinitas possibilidades como das áreas jurídica, do trânsito, das organizações, da saúde coletiva, etc.

2) Como funciona seu trabalho atualmente (em referência do fazer, como funciona a semana/mês da sua ocupação)?

Atendo pacientes adultos dentro do contexto hospitalar no espaço da Clínica Médica do HU-FURG, trabalho com avaliação psicológica, acompanhamento e educação em saúde. Realizo em média 5 atendimentos por dia e mantenho uma agenda de 10 pacientes por semana com uma rotatividade entre 1 e 2 semanas de permanência de internação. As atividades variam muito, entre escuta terapêutica, promoção de qualidade de vida, preparações para cirurgias, procedimentos, más notícias e mudanças e/ou adaptações de comportamentos/hábitos e rotinas.

3) Na sua opinião, quais são os desafios da Psicologia e da área de sua especialização, regionalmente?

Um dos principais desafios dentro da área da Psicologia da Saúde é caracterizar o fazer psicológico frente aos profissionais de outras áreas, que muitas vezes não compreendem o trabalho da Psicologia, suas metodologias e sua importância, muito em decorrência de seus resultados aparecerem em geral a longo prazo e também pela manutenção do estereótipo do Psicólogo clínico.

Outro desafio é o próprio contexto hospitalar que dificulta um setting terapêutico mais controlado, exigindo por exemplo intervenções beira leito em uma enfermaria com 3 ou 4 pacientes, seus familiares e toda a equipe de assistência, fato que propicia uma série de interferências, interrupções e outras dificuldades à abordagem psicológica, como falta de privacidade, desconforto, rotinas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com