TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola Secundária Stuart Carvalhais Psicologia

Por:   •  17/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.217 Palavras (9 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 9

Escola Secundária Stuart Carvalhais  

Psicologia

12ºH

Ano letivo 2022/2023

A Cultura

[pic 1]

Trabalho elaborado por: 

Leila Gonçalves nº17

Ester Nazaré n°11

Aurora n°3

Rubén Barbosa n°25


Índice:

 Conceito de Cultura

 A nossa herança genética (predisposição genética)  

     O menino Selvagem de Aveyron.

 Socialização

      Socialização primária e secundária

 Os padrões culturais

     Vantagem dos padrões culturais

 A nossa história e identidade

 A riqueza da diversidade humana

       Vantagens da diversidade humana

Culturas pelo mundo

 Bibliografia

     Webgrafia

















Conceito de Cultura

O termo cultura, deriva do latim cultus, que se refere à ação de cultivar o espírito humano e as
faculdades intelectuais do homem.

Ela surgiu como resposta as necessidades primárias e biológicas como, por exemplo, a necessidade cultural de produzir instrumentos de caça e pesca deriva da necessidade de alimentação, a necessidade de fabricar meios de comunicação radica da necessidade de nos deslocarmos, etc. No seu processo de adaptação, os seres humanos vão substituindo as respostas biológicas por respostas de natureza social, estas que são adquiridas e aprendidas, e transmitidas de geração em geração.

 Assim, cultura é definida como uma herança social que vai sendo transmitida de geração em geração e que é simultaneamente constituída por elementos de ordem material e de ordem simbólica. De ordem material, constituem casas, ferramentas, obras de arte, tecnologia e meios de transporte, etc. Quanto às ordens simbólicas, podem ser linguagem, crenças, conhecimento, costume, valores, leis e normas, etc.


No geral, a cultura é uma espécie de tecido social que abarca as diversas formas e expressões de uma determinada sociedade. Como tal, os costumes, as práticas, as maneiras de ser, os rituais, a indumentária (forma de se vestir) e as normas de comportamento são aspetos incluídos na
cultura.


O ser humano é, portanto, não apenas um produto do seu meio, mas também um produtor de cultura.

A nossa herança genética (predisposição genética)

Os seres humanos são construídos por uma base biologicamente hereditária que garante semelhança com restantes membros da espécie, no entanto, só desenvolvem através de aprendizagens feitas uns com os outros.

Existe uma predisposição genética para a sociabilidade, isto é, uma tendência para nos adaptarmos aos outros, conviver com eles, aprender e imitar aquilo que fazem, e só assim adquirimos características tipicamente humanas, como a aptidão para o bipedismo, a destreza manual, a utilização da linguagem e o exercício de uma inteligência criativa.

Por isso, é importante que haja estimulação social e humana desde os primeiros tempos de vida, para desenvolvimento das potencialidades hereditárias. Caso contrário, a criança não desenvolverá competências linguísticas, nem relacionais, como é o caso do menino Victor, o menino selvagem. Os especialistas usam a expressão “crianças selvagens” para se referirem a crianças que se desenvolveram isoladas dos convívios com outros seres humanos, e por isso apresentam comportamentos como de animais selvagens.

O menino selvagem de Aveyron

Victor de Aveyron foi estudado pelo Dr. Itard, desde a sua captura na floresta, no
ano de 1798. O” selvagem“ estava eriçado e andava como um animal, quer a quatro patas, quer sob as suas pernas. Tinha unhas como garras e exprimia-se somente por grunhidos. Vivia naturalmente nu e o seu corpo estava repleto de cicatrizes, como mordidas de animais com que se havia batido. Mas no pescoço tinha uma cicatrize mais profunda do que as outras, parecida com um golpe de faca. Na floresta, alimentava-se de castanhas, de glanes e raízes e pensa-se que, entre o momento do seu abandono e o da sua captura, deve ter ficado entre 7 a 8 anos em solidão absoluta.
Ao ser transferido para a esquadra de Rodez, a “criança selvagem” tornou-se um objeto de
curiosidade pública. Logo depois, a criança foi transferida da esquadra de Rodez para o instituto de surdos-mudos de Paris, onde foi examinado por médicos que julgaram que se tratava de uma criança débil ou idiota que tinha sido abandonada na floresta. Segundo os médicos, o selvagem deveria ser enviado para junto dos loucos e dos incuráveis, portanto, Jean Itard acreditava que o selvagem de Aveyron era digno de receber educação, e assim obteve autorização para se encarregar dele, na sua casa, que se encontrava perto de Paris. Inicia, então, a educação de Victor, criando e utilizando toda a espécie de procedimentos de que nós servimos ainda hoje para a reeducação de crianças surdas-mudas e atrasadas.

Victor caminhava a quatro patas. Não se conseguia manter em pé, não suportava as roupas, comia como um animal. Com o tempo começava a desenvolver e pouco a pouco a adaptar-se. Graças a Jean Itard, Victor fez grandes progressos no jeito de se comportar: caminhava
normalmente, suportava as roupas, podia realizar certos trabalhos e prestar serviços, mas nunca
conseguiu falar, porque o exercício da fala é profundamente ligado à primeira infância.

Infelizmente, existem vários casos de crianças encontradas a viver nestas condições, e sempre que se procurou reeducar crianças selvagens, foram apenas alcançados resultados parciais como caminhar de pé, mas não foi possível fazer com que alcançassem as
competências linguísticas características das crianças da sua idade.
Na maior parte dos casos resultaram numa morte prematura.

Socialização

Socialização diz respeito a um processo no qual os indivíduos se integram numa sociedade, interiorizando as suas atitudes, crenças, costumes, normas e modos de agir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (184.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com