TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Esquizofrenia

Por:   •  10/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo:

A esquizofrenia é uma doença mental complexa que afeta a população geral e aumenta a probabilidade de acordo com o grau de parentesco.

A etiología da esquizofrenia ainda não está esclarecida, mas atualmente há pesquisas com o objetivo de identificar os genes específicos que causam a esquizofrenia. Também percebeu-se que podemos apontar 4 tipos de teorías etiológicas, e diversos fatores de risco.

O objetivo deste relatório é informar sobre a relação entre a esquizofrenia e os fatores de causa dela, centrando-se na perspectiva genética, assim como uma melhor compreensão sobre o assunto.

Palavras chave: Esquizofrenia, genética, etiología.

intro:

A esquizofrenia é uma doença mental crônica que afeta 1% da população. Estima-se que há cerca de 40 casos novos para cada 100.00 habitantes por ano. No Brasil, há cerca de 1,6 milhões de pessoas que sofrem com a esta doença; e atinge em igual proporção homens e mulheres.

A doença não tem cura e os pacientes sofrem com alucinações, delírios, e problemas de interação social. Existem medicamentos, assim como uma variedade de técnicas e tratamentos para a esquizofrenia, mas por ela ser tão variada e complexa, ainda é bastante pouco compreendida e explorada.

Devemos ressaltar que não há um unico gene que causa a doença, mas sim vários que aumentam a probabilidade.

DNA:

Para podermos entender o que faz esta doença ser tão complexa devemos entender primeiro, a estrutura do DNA, genes, e marcadores genéticos.

O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é a molécula que carrega nossas características genéticas, transmitidas de pais para filho (características hereditárias).

As moléculas do DNA se encontram no núcleo da célula e são constituídas por duas fitas de nucleotídeos, que estão unidas em dupla hélice por pontes de hidrogênio. Estes nucleotídeos são constituídos por fosfato, pentose (uma molécula de açúcar e cinco de carbono), e bases nitrogenadas que podem ser Adenina, Guanina, Citosina e Timina.

É o DNA quem determinará a nossa “coleção” de proteínas e, dessa maneira, influenciará nas características de cada ser vivo.

O Gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Os genes não só controlam a estrutura e as funções de cada célula, mas também todo o organismo. Quando são localizados em células reprodutivas, a informação é passada para a próxima geração.

Os genes agem influenciando o fenótipo do organismo. Cada gene é um segmento de uma molécula de DNA que contém um código para a produção de um produto, seja um polipeptídeo (cadeia de aminoácidos) ou uma molécula de RNA.

Genoma, então, podemos dizer que é a sequência completa de DNA de um organismo.

"O genoma humano contém o código genético que preside o cerne de cada um dos 10 trilhões de células em cada ser humano; ele influencia profundamente os nossos corpos, comportamentos e nossas mentes. A finalização do seqüenciamento do genoma humano auxiliará o estudo das influências não-genéticas no desenvolvimento humano, revelará novas descobertas sobre as nossas origens e a nossa história, como uma espécie, e apontará para novas formas de se combater as doenças" (Nature, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (158 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com