TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Esquizofrenia Na Psicologia

Por:   •  22/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.171 Palavras (21 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

A ESQUIZOFRENIA

SÃO PAULO, 2017

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

A ESQUIZOFRENIA

Trabalho apresentado à disciplina de Neurofisiologia, do curso de Psicologia, do 4º Semestre, turno matutino, ministrado pela professora ...

SÃO PAULO, 2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................3

2. DEFINIÇÃO...................................................................................................4

3. SINAIS E SINTOMAS....................................................................................9

4. CAUSAS........................................................................................................9

5. DIAGNOSTICO............................................................................................10

6. PROGNOSTICO...........................................................................................10

7. TRATAMENTO MEDICAMENTOSO E PSICOSSOCIAL.............................10

7.1. Tratamento medicamentoso......................................................................11

7.2. Psicoterapia...............................................................................................12

7.3. Terapia ocupacional  .................................................................................13

7.4. Acompanhante terapêutico........................................................................14

7.5. Orientação familiar.....................................................................................14

7.6. Abordagem psicossocial em instituições....................................................15

7.7. Grupos de auto-ajuda.................................................................................15

8. CONCLUSÃO................................................................................................17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................19


1. INTRODUÇÃO:

A esquizofrenia é uma doença psíquica grave, com evolução crônica, caracterizada por sintomas positivos (alucinações, delírios, pensamentos e comportamentos incomuns, bizarros) e negativos (alogia, anedonia, avolição, apatia, embotamento afetivo) e cognitivos que afetam quase todos os aspectos da atividade mental, incluindo percepção, a atenção, a memória e a emoção.

É uma enfermidade complexa, caracterizada por distorções do pensamento, da percepção de si e da realidade externa. Os sintomas e sinais da esquizofrenia estão associados a diversos graus de prejuízos sociais e funcionais persistentes. Ela costuma comprometer a vida do paciente, torná-lo frágil diante de situações estressantes e aumentar o risco de suicídio.

Essa patologia é de origem multifatorial onde os fatores genéticos e ambientais parecem estar associados a um aumento no risco de desenvolver a doença. É diagnosticada pela presença de vários sintomas e sinais que, geralmente, começam no fim da adolescência ou início da vida adulta; o diagnóstico é feito por um médico especialista a partir manifestações clínicas da doença. E tem como prognostico, apontando que em média, a esquizofrenia reduz a vida do indivíduo em 10 anos.

Não existe uma prevenção especifica para essa doença, o foco está no tratamento precoce e continuado, e na reabilitação ativa do paciente. O tratamento da esquizofrenia visa ao controle dos sintomas e a reintegração do paciente, e este tratamento é composto pela terapêutica medicamentosa, e psicossocial.

O tratamento medicamentoso é fundamental para controle da esquizofrenia, pois, embora não curativas, as drogas antipsicóticas estabelecem o tratamento primário para todos os estágios da doença; sendo assim, com tratamento medicamentoso adequado, é possível um controle parcial ou total de boa parte dos sintomas.

Embora a terapêutica medicamentosa seja um fator fundamental, a  esquizofrenia é uma doença ampla que, vai além da psicopatologia, compromete a vida de relação do seu portador; e acometem também os familiares, esse peso varia de reações emocionais à doença até o estresse de lidar com o comportamento alterado, a ruptura da rotina domiciliar, o estigma gerado aos familiares; devido essas questões, exige em geral, que o tratamento seja em equipe multidisciplinar, para tratar do paciente em, e, seu meio que está inserido.

 Existem várias formas de abordagens psicossociais, seja no hospital ou na comunidade: como a psicoterapia individual, programas de reabilitação, terapia ocupacional, educação familiar, grupos de auto-ajuda. As abordagens psicossociais são necessárias para promover a reintegração do paciente à família e à sociedade; o tratamento psicossocial tem por objetivo ajudar o paciente a lidar com as dificuldades do dia-a-dia.

2. DEFINIÇÃO:

A esquizofrenia é uma patologia mental grave; é um transtorno psíquico de evolução crônica. É uma enfermidade complexa, caracterizada por distorções do pensamento, da percepção de si e da realidade externa, além de inadequação e embotamento do afeto. É um transtorno causado por diversos fatores biopsicossociais que interagem, criando situações, as quais podem ser favoráveis ou não ao aparecimento do transtorno; consiste em uma doença de origem multifatorial.  Desta forma, os indivíduos com predisposição podem desenvolver a doença quando estimulados por fatores biológicos, ambientais ou emocionais. Ela costuma comprometer a vida do paciente, torná-lo frágil diante de situações estressantes e aumentar o risco de suicídio.

É um transtorno de longa duração no qual o indivíduo experimenta períodos de crises e remissões que resultam em deterioração do funcionamento do doente e da família, causa diversos danos e perdas nas habilidades de todo grupo: diminuição da habilidade para cuidar de si mesmo, para trabalhar, para se relacionar individualmente e socialmente e para manter pensamentos completos.

A esquizofrenia é subdividida em tipos, sendo que cada uma delas possui características próprias: a esquizofrenia paranoide caracteriza-se pela presença de ideias delirantes relativamente estáveis, frequentemente de perseguição, em geral acompanhadas de alucinações e de perturbações das percepções. A esquizofrenia hebefrênica caracteriza-se pela presença proeminente de uma perturbação dos afetos; as ideias delirantes e as alucinações são fugazes e fragmentárias, o comportamento é irresponsável e imprevisível. A esquizofrenia catatônica é caracterizada por distúrbios psicomotores proeminentes que podem alternar entre extremos tais como hipercinesia e estupor, ou entre a obediência automática e o negativismo. A esquizofrenia residual é caracterizada pela presença persistente de sintomas “negativos” embora não forçosamente irreversíveis. A esquizofrenia simples caracteriza-se pela ocorrência insidiosa e progressiva de excentricidade de comportamento, incapacidade de responder às exigências da sociedade, e um declínio global do desempenho. Há ainda a esquizofrenia indiferenciada, depressão pós-esquizofrênica, outras e não especificadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (173.1 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com