TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da Família

Por:   •  26/4/2020  •  Resenha  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA:

 Família, coração de um mundo sem refúgio (Diana Corso) / A evolução da família (Joel Birman)

Diante dos vídeos propostos a cerca do contexto familiar, destacam-se algumas questões como: na contemporaneidade se formam famílias com filhos de outros relacionamentos, crise de valores familiares e as figuras questionadas dos cuidadores em uma “nova moldura” familiar.

Os moldes familiares hoje são apesentados com uma mudança considerável na sua estrutura onde conota-se a “redução”, ou se contraiu “ao essencial” e a partir desse momento ela se torna uma família conjugal ou nuclear. Nessa conjuntura, destaca-se a escolha, ou a liberdade em optar pela forma de como se conduzir nos princípios de: “nós nos escolhemos porque se amamos, ou vamos ter filhos porque queremos”.

Os paradigmas individuais como visto em aula, também trazem para essa estrutura familiar uma característica singular na sua existência. Paradigmas que hoje distanciam-se da família pré-moderna apresentadas por Joel Birman, onde em suas peculiaridades, o pai tinha o poder absoluto, a mãe como figura reprodutora, as crianças na forma de “mini adultos” e os velhos retentores da memória.

Na família moderna, a relação hierárquica do homem sobre a mulher é questionada, a diferença sexual é aceita, as mulheres fadadas á maternidade e a gestão do espaço doméstico e o homem na gestão do espaço público.

A família contemporânea traz a figura da mulher, não fadada apenas ao fato de gerar mais sim de inserir-se ativamente nos diversos contextos da sociedade, sendo assim sai para disputar o espaço público, a dissolução do projeto casamento, famílias monoparentais e diferentes regimes parentais.

Segundo Birman, essa disfunção causa uma maternagem poblemática, afeta a constituição subjetiva das crianças, causando assim um desinvestimento na autoestima, onde as crianças se tornam mais fragilizadas.

Assim conclui-se que, diante dos vídeos apresentados observamos uma problemática diante de tantas mudanças no modelo de família ocidental, as diversas questões abordadas levam a reflexão de valores que devem ser preservados independente da estrutura familiar constituída.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com