TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fase Esquemática 7 aos 9 anos

Por:   •  8/5/2021  •  Resenha  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 4

O trabalho tem como uma importância o conhecimento do processo evolutivo apresentar o rabisco e desenho a expressão gráfica da criança e adolescente que não é tão simples.

 Durante esse período o gesto e movimento tem significados capaz de ajudar no desenvolvimento humano, o objetivo é estabelecer padrões de aprendizagem e  ver vários pontos de vista de pesquisadores e reflexões de Psicólogos, mães e educadores sobre o grafismo infantil como linguagem da criança.

Esta representação pesquisada tem sido polemica em vários contextos, queremos compreender esta interação entre  a criança através dos desenhos e seu meio de aprendizagem é uma  representação e que transita entre o real e o imaginário, o ato de desenhar não é  apenas  um gesto mecânico ao acaso, cada movimento tem um significado simbólico, o desenho infantil é alvo de vários estudos e de diversas áreas do conhecimento.

As etapas e os estágios do desenho infantil definidos e estudados por  teóricos como Read (1958), Lowenfeld (1977) e Dewey (1934), e outros a criança não é respeitada na sua própria forma em perceber o mundo. A arte começa quando os sentidos estabelece um primeiro contato com o ambiente, sendo que pra ela é um dos meios significativos que envolve seu mundo real e imaginário, a observação  imita seus pares o imaginário ,a criança reage a experiencia ,escutar, tocar, manipular. A criança quando ela brinca qualquer método de perceber o meio ,e com essa observação então rabisca desenha e escreve e conforme os anos ela se comunica.

A criança quando quer transmitir algo é para a criança um modo muito significativo e prazeroso de expressão , uma vez que tem capacidade sensórias e motoras, deixa suas marcas através do lápis, giz ou tinta com o tempo passa a necessidade de ser compreendida por grupos que já se encontra, mensagem vem desde muito tempo o ser humano sempre registra seus desejos pensamentos a outros. O desenho também é uma comunicação que está em sua mente onde é significativo. As expressões pode vir através das leituras, desenhos.  No contexto infantil  são formas de comunicação e expressão desde os primórdios da humanidade,  é um espaço que é onde vemos as linguagens e manifestações importantes, o educador olhando a criança neste processo de transformação que nem sempre para a criança  o importante é atribuir significados aos seus rabiscos, em seu tempo ele terá formas de transformar e observar seu progresso através de suas manifestações.

Com o tempo desenvolvem a criatividade e amplia sua capacidade em expressar intencionalmente ela usa os desenhos para pensamentos, emoções, ganha simbologia e a capacidade de criar, representam o mundo a partir das relações que estabelecem com o outro e com o meio em que vivem.

Fase Esquemática 7 aos 9 anos

O Estagio Esquemático, se inicia aos 7 anos vai até os 9 anos o conceito de forma e desenho é representativo, descrito e organizado experiencia nova são expressas pelo desvio do esquema, você olha em linha reta, o espaço é o primeiro conceito definido acontece pequenos desvios omissão, exagero. Além de descobertas como cor e objeto, mas acontece também um desvio na cor por conta do emocional, tem também na expressão um jogo coletivo ou dramático e regra.

Analise do Desenhos

Nas figuras abaixo a fase esquemática  percebe uma organização espacial (LOWENFELD, 1977) ou realismo intelectual (LUQUET, 1969).

As figuras se entrelaçam, existe um realismo lógico,  tem o desenho horizontal, borda o céu, e distância entre eles onde tudo ocupa seu lugar certo.

Tem suas linhas pontilhadas, o personagem em seu lugar, as curvas representa no desenho o apogeu do desenho infantil, tendo uma clareza que existe por trás da Co - realidade começa a aparecer.

Em relação ao espaço, conceito é a linha de base, já é definido a figura humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (50.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com