TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Heidegger Ensaios e Conferências

Por:   •  24/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

              Heidegger Ensaios e Conferências  

                 No sentido de fato e factual, o real se opõe ao que não consegue consolidar-se numa posição de certeza e não passa de mera aparência mental, o real sempre conserva o traço mais originário de vigente, daquilo que se apresenta por si só mesmo embora se ofereça agora com menos ou com outra intensidade. E se propondo em efeitos e resultados, o efeito faz com que o vigente tenha alcançado estabilidade e assim venha ao encontro e de encontro, o real se mostra então como objeto. Entretanto nem o pensamento medieval nem o pensamento grego representam o vigente, como ob-jeto. Chamamos aqui de ob-jetidade o modo de vigência do real que na idade moderna, aparece como objeto.

                  O modo em sua objetidade se manifesta e o real se torna objeto da representação só se nos poderá aparecer se questionarmos a questão o que é o real com referência á teoria e em certo sentido também através da teoria, em outas palavras questionarmos agora o que significa a palavra teoria na frase “a ciência é a teoria do real”? Como teoria, no sentido de tratar, a ciência é uma elaboração do real terrivelmente intervencionista. Precisamente com este tipo de elaboração, a ciência corresponde a um traço básico do próprio real. O real é o vigente que se expõe e destaca em sua vigência. Este destaque se mostra, entretanto, na Idade Moderna, de tal maneira que estabelece e consolida a sua vigência, transformando-a em objetidade. A ciência corresponde a esta regência objetivada do real à medida que, por sua atividade de teoria, explora e dispõe do real na objetidade. A ciência põe o real. E o dispõe a pro-por-se num conjunto de operações e processamentos, isto é, numa sequência de causas aduzidas que se podem prever. Desta maneira, o real pode ser previsível e tornar-se perseguido em suas consequências. É como se assegura do real em sua objetidade. Desta decorrem domínios de objetos que o tratamento científico pode, então, processar à vontade.

                  O trabalho, que tudo decide e que a representação realiza em cada ciência, constitui a elaboração que processa o real e o ex-põe numa objetidade. Com isto, todo real se transforma, já de antemão, numa variedade de objetos para o asseguramento processador das pesquisas científicas. Como teoria do real, a ciência moderna não é, pois nada de espontâneo e natural, não se trata de um simples feito do homem e nem de uma imposição do real ao contrário a vigência do real carece da essência da ciência quando se expõe na objetidade do real. Este momento, como qualquer outro semelhante, é um mistério. Se os grandes pensamentos sempre chegam com os pés do silêncio, muito mais ainda é o que acontece com a transformação da vigência de todo vigente. Porque a ciência moderna é uma teoria neste sentido, adquire importância decisiva em toda a sua observação o modo de tratar da ciência, ou seja, a maneira de ela proceder, em suas pesquisas, com vistas ao asseguramento processador, numa palavra, o seu método.

De acordo com o texto na frase “a ciência é a teoria do real”. A palavra teoria traz um significado. Assinale a alternativa correta.

  1. ( ) Uma significação superior e misteriosa.
  2. ( ) Ver alguma coisa torna-la sob os olhos, percebe-la com a vista.
  3. ( ) Visão protetora da verdade.
  4. ( ) A observação do real.
  5. ( ) Todas as alternativas estão corretas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (22.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com