TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Psicologia

Por:   •  25/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

Condicionamento clássico: É um processo de aprendizagem que ocorre através de associações entre um estímulo ambiental e um estímulo natural. O fisiólogo russo Ivan Pavlov, junto a Jonh B Watson, é o maior exponente do condicionamento clássico, um dos processos-chaves da psicologia comportamental e do behaviorismo, junto com o condicionamento operante e o instrumental.

É importante ressaltar que o condicionamento clássico é colocar um estímulo neutro antes de um reflexo natural. No experimento de Pavlov, realizado com cachorros, o estímulo neutro era o som de um sino, e o reflexo natural era a salivação em resposta á comida. Ao juntar o estímulo neutro com o estímulo ambiental (apresentação de alimentos) o som do sino (estímulo condicionado) poderia produzir a resposta de salivação.

Como funciona e princípios básicos.

O condicionamento clássico implica formar uma associação entre dois estímulos que resultam em uma resposta aprendida. Há três fases básicas que aparecem nesse processo:

1ª: Antes do Condicionamento.

A primeira parte do processo de condicionamento clássico requer um estímulo (não condicionado) que provocará automaticamente uma resposta.

Exemplo: Salivar em resposta ao cheiro de comida é um estímulo natural.

Durante essa fase do processo, o estímulo não condicionado dará como resultado uma resposta não condicionada. A apresentação de alimentos (estímulo não condicionado) desencadeia de forma natural e automática uma resposta de salivação (resposta não condicionada)

Temos também o estimo neutro que ainda não produz nenhum efeito. Quando esse estímulo neutro se junta com o estímulo não condicionado, terá uma resposta. Dessa forma, o estímulo não condicionado e um incondicional natural é automaticamente capaz de desencadear uma resposta.

A resposta não condicionada é a resposta não aprendida que ocorre naturalmente em resposta ao estímulo incondicionado.

Exemplo: Quando você sente um cheiro de um alimento que gosta muito, pode ser que você sinta fome, a sensação de sentir fome, é desencadeada e o cheiro da comida é estímulo incondicionado.

2ª: Durante o Condicionamento.

Durante a segunda fase do processo, o estímulo previamente neutro se junta repetidamente com o estímulo condicionado. Como resultado, forma-se uma ligação entre o estímulo previamente neutro e o estímulo não condicionado. Sendo assim o estímulo neutro fica agora conhecido como estímulo condicionado, portanto o sujeito agora está, então, condicionado para responder a esse estímulo.

O estímulo condicionado é previamente um estímulo neutro que, depois de ser associado com o estímulo não condicionado, desencadeia resposta condicionada. Sendo assim, quando nós sentimos cheiro de um alimento que gostamos e escutamos ao mesmo tempo um barulho, e caso isso venha acontecer várias e várias vezes, o barulho provocará por si só a resposta condicionada. Nesse caso, o barulho é o estímulo condicionado.

3ª Depois do Condicionamento.

Na terceira fase do processo, uma vez que já esteja consolidada a ligação entre o estímulo não condicionado e o estímulo condicionado, a apresentação do estímulo condicionado automaticamente provocará uma resposta (inclusive sem a apresentação do estímulo não condicionado)

A resposta resultante é conhecida como a resposta condicionada. A resposta condicionada é a resposta aprendida em relação ao estímulo previamente neutro. No exemplo anterior, resposta condicionada seria sentir fome ao escutar o barulho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com