TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Psicologia

Por:   •  16/4/2022  •  Resenha  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 2

A psicologia como hoje a conhecemos surgiu na Grécia antiga, como uma vertente do pensamento filosófico da época. Foi um longo processo de desenvolvimento, tanto cultural quanto cientifico, evoluindo até se tornar a ciência e a profissão modernas.

Durante a Grécia antiga, filósofos como Platão e Aristóteles já discutiam sobre origem da psicologia de um indivíduo, se ela era decorrente da natureza ou da origem do ser. Enquanto isto, na China antiga com Confúcio, já eram estudados assuntos como o desenvolvimento, a educação e as relações interpessoais, tópicos estes que estão ainda muito presentes na psicologia moderna. Isto mostra que desde a antiguidade já lidamos com aspectos voltados à psicologia humana, mesmo que ainda não considerada a psicologia como ciência.

Através da história, a mente humana foi vista residindo em muitos outros órgãos, tais como o coração. Exemplo disto é que no antigo Egito, durante o processo de mumificação, eles embalsamavam somente o coração, pois acreditavam que era lá que ficava a psique humana, descartando o cérebro no processo. Foi apenas no início do século XVI, já na idade moderna, após os processos de dissecação de Da Vinci, que iniciou-se a discutir sobre as atividades cerebrais e que, possivelmente, era lá que se residia a psique.

Contudo, somente a partir do século XIX é que a psicologia começou a ser desvinculada da filosofia e passou a ser considerada ciência autônoma. Primeiro, surgiu como uma área de estudo sobre método experimental e depois os processos mentais passaram apenas a ser estudados por métodos científicos, com os psicólogos da época podendo ganhar até mesmo um diploma quando se formavam, possibilitando atuar profissionalmente na área.

Hodiernamente, já foi comprovado que a psicologia é uma área cientifica e que só pode exercer a psicologia clínica aquele que estuda com métodos científicos e tem um diploma na área.

Mesmo que o processo tenha sido longo e tortuoso, até que se entendesse a psicologia como ciência, tendo de evoluir conforme a cultura e as outras áreas científicas, houveram progressos significativos na constituição como ciência.

A procura das pessoas por algum profissional da área também vem crescendo com o passar do tempo, pois há a percepção de sua importância para uma vida saudável.

Embora a psicologia ainda seja considerada muito jovem como ciência, encontra-se crescendo cada dia mais como profissão e expandindo-se em conhecimento. Talvez seja melhor definir a psicologia como uma ciência infante, que se expandirá exponencialmente no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com