TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Do Severino E A História Da Severinaa

Casos: A História Do Severino E A História Da Severinaa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

O personagem principal, chamado Severino, através de um poema, tenta dizer quem é, para tanto, utiliza-se de seu nome para identificar-se, como tal não é suficiente, recorre a outros substantivos, os nomes dos pais, como posição social, definindo sua posição social, como nada disso é suficiente, define também sua região geográfica, descreve seu estado físico, não adiantando também, por que eles não somente vivem a mesma vida, mas também morrem da mesma morte, assim, Severino é um severino severino, uma homogeneização absoluta,onde nada é possível para o singularizar ou identificar.

Para a vida de Severino, tudo parece igual: presente, passado e futuro, por que a sua identidade revela que sua existência é a encarnação de um momento histórico, sua própria luta pela sobrevivência, sendo esta sua sina.

Na impossibilidade de dizer quem é, Severino fala de uma identidade coletiva, percebendo que deve, portanto, não mais ser substantivo ou adjetivo como no início de sua fala, deve ser portanto ação.

Assim, Severino torna-se ator que desempenha seu papel de migrante com o objetivo de encontrar vida e nesse objetivo depara-se com um funeral, o qual o faz descobrir-se como morto-ainda-vivo, assim, decide ser outro, encontrar vida, e recusa-se a se identificar com essa alternativa, decide ser outro, encontrar vida, então continua a migrar.

Severino assume até aí, três diferentes identidades, lavrador na serra magra e ossuda; Severino, retirante na viagem que fazia; Severino, moribundo na chegada ao Recife. Assim, nada, nem ninguém falava de vida, só o seu desejo de viver, até encontrar um mocambo e discutir com ele a respeito da possibilidade de morte no rio, passando então a desejar a morte e procurá-la.

Esse desejo de morte é interrompido pelo anúncio do nascimento do filho do mocambo, o que fez Severino refletir sobre a alegria, animação, entusiasmo, solidariedade, amizade, confiança no futuro, beleza, força transformação e saúde presentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com