TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Psicologia

Por:   •  20/8/2019  •  Artigo  •  3.174 Palavras (13 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

REPÚBLICA DE ANGOLA

MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR

ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DO BENGO ESP-BENGO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

TÍTULO: BREVE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

Autores:

  • André Jorge Capitão
  • Eva da Conceição C. Sabembe
  • Fernanda Garcia
  • Marcelina Imbo Cambuta
  • Rebeca Igraça Matungamena

Resumo

Muitos anos a.C, os homens dessa época interessevam-se em estudar a natureza e o universo. A estes, a filosofia histórica chamou filósofos naturalistas. Com o passar do tempo, houve uma deslocação no objecto de estudo da filosofia. Filósofos como Sócrates originaram a filosofia do homem, ou seja, a filosofia mais focada em estudar questões próprias da natureza humana. E assim ressurgia a psicologia, cujas bases eram a filosofia e a fisiologia.      Entretanto, o objecto de estudo da psicologia na época era a alma. Ao estudo da alma dedicaram-se filósofos clássicos. Entretanto, era uma psicologia meramente especulativa, improvável. Foi apenas no século XVIII que a psicologia tornou-se rigorosamente ciência, pois possuia um objecto de estudo próprio e um âmbito de aplicação específica. Foi o alemão Wilhelm Wundt que procurando estabelecer uma psicologia mais objectiva deu origem à psicologia científica como a conhecemos hoje, livre de mitos e sustentada em experimentos comprovados. É nessa medida que Wundt é considerado até aos nossos dias o pai da psicologia. Contudo, a evolução desta ciência deveu-se às diversas escolas da psicologia que foram surgindo ao longo dos tempos, tentando cada uma. definir um objecto de estudo especifico da psicologia. É a sua históra, em síntese.

Palavras Chaves: História, Psicologia,

Abstract

Many years BC, men of this time were interested in studying nature and the universe. To these, historical philosophy has called naturalistic philosophers. Over time, there was a shift in the object of study of philosophy. Philosophers such as Socrates originated the philosophy of man, that is, the philosophy most focused on studying issues of human nature. And so resurged psychology, whose foundations were philosophy and physiology. However, the subject of study of psychology at the time was the soul. In the study of the soul classic philosophers were dedicated. However, it was a merely speculative psychology, unlikely. It was not until the eighteenth century that psychology became rigorously science, for it had its own object of study and specific scope. It was the German Wilhelm Wundt who, seeking to establish a more objective psychology, gave rise to scientific psychology as we know it today, free of myths and supported by proven experiments. It is to this extent that Wundt is considered to this day the father of psychology. However, the evolution of this science was due to the various schools of psychology that were emerging throughout the ages, trying each one. define a specific object of study of psychology. It's your story, in short.

Keywords: History, Psychology

Introdução

A maior parte dos ramos da ciência, antes de ter um objecto de estudo e um fim especificamente definido, atravessou inúmeros  periodos com características próprias que definiram cada momento da sua evolução histórica.

        História da Psicologia é o tema do nosso trabalho de investigação científica. Como devemos entender, a psicologia é uma das ciências humanas, que como sabemos, preocupa-se, sobretudo, com os comportamentos e processos mentais dos homens e dos animais não racíonais.

A psicologia, assim como a conhecemos hoje, também atravessou diversas fases e períodos  que determinaram a sua  evolução como ciência, pois passou a possuir, ao longo dos anos, um objecto de estudo e um fim específico e nem sempre foi assim.

Neste trabalho de pesquisa cientifica, vamos abordar exactamente a história da psicologia desde a antiguidade até aos nossos dias. Dividimos a pesquisa em três grandes partes com temas especficos: na primeira, tratamos da psicologia pré-científica, ou seja, descrevemos a psicologia especulativa ou empírica – nesta fase, a psicologia apoiava-se nos estudos filosóficos para explicar questões relacionadas à alma.        

Na segunda parte desde trabalho vamos tratar da psicologia como ciência desde Wihelm Wundt com a sua psicologia experimental, a construção do primeiro laborátorio de psicologia na universidade de Leipzig até a formação da sua própria doutrina sobre o objecto de estudo da psicologia – o estruturalismo.

Abordamos na última parte, de forma mais abrangente, sobre  as cinco  princípais  escolas doutrinárias do pensamento psicológico: estruturalismo, funcionalismo, behaviorismo, gestalt e psicanálise. Cada uma destas escolas teve uma contribuição específica para a formação da psicologia como a conhecemos hoje. Seus contributos serão tratados exactamente nos capítulos que se seguem.


PARTE I – Psicologia pré-científica

  1. Psicologia: etimologia - origem da expressão

Etimologicamente, psicologia significa “estudo da alma”. A alma ou espírito era concebida como a parte imaterial do ser humano e abarcaria o pensamento, os sentimentos do amor e do ódio, a irracionalidade, o desejo, a sensação e a percepção. A psicologia da época foi influenciada pelo contexto histórico da Grécia onde predominava o império Romano. Com o desenvolvimento do cristianismo, a psicologia estava relacionada ao conhecimento religioso.

  1. Psicologia pré-científica

A psicologia teve suas raízes há dois mil anos, fundida com a filosofia grega e sua preocupação inicial era o "algo" além do material e sensorial. Suas questões iniciais
eram relacionadas à natureza humana como a percepção, a consciência, e a loucura. A alma era concebida como parte imaterial do ser humano.

É entre os filósofos gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar a psicologia. Psicologia é uma expressão originada da junção de dois radicais gregos: Psyché, que significa alma, e “Logos”, que significa razão.  São vários os filósofos gregos que dedicaram parte de seus estudos à psicologia. Nesta pequena introdução, versada sobre matérias que vamos discorrer ao longo desta pesquisa, vamos tratar essencialmente das contribuições de Sófocles, Sócrates, Platão e Aristóteles.

      2.1 Sófocles: a inspiração para o complexo de Édipo de Freud

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (226.1 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com