TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Psicologia

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução: uma breve história sobre a Psicologia

A Psicologia possui um fundamento paradoxal: é uma das disciplinas mais antigas, mas também uma das mais modernas. A observação do comportamento humano inicia-se no século V a.C., no qual os filósofos gregos, como Platão e Aristóteles, buscavam compreender certos processos que hoje são estudados no campo psicológico, como a memória, a aprendizagem, a motivação, o pensamento, etc. Esse estudo teve impulso meio ao século XVI, em que o Iluminismo deu espaço para o conhecimento científico. No século XVII, René Descartes traça a primeira distinção entre corpo e mente, defendendo a existência de um corpo mecânico e uma mente pensante e imaterial. É nesse plano de fundo que nasce o primeiro laboratório de psicologia experimental, fundado por Wilhelm Wundt na Alemanha em 1879. Esse fato demarcou o início da psicologia moderna e a sua caracterização como ciência. O conhecimento foi expandindo aliado ao método científico, resultando em diversas correntes e pensamentos.

Na década de 1890, o fisiologista russo Ivan Pavlov provou que animais podiam ser condicionados a reagir a um estímulo, idéia que se ampliou como behaviorismo. Por meio de experimentos - inicialmente em animais e depois em humanos – formou-se uma teoria objetiva que buscava compreender a interação entre o comportamento e o ambiente. Ao mesmo tempo, nascia outra corrente desenvolvida por Sigmund Freud. Baseada na observação e no histórico de seus pacientes, o neurologista cria a teoria psicanalítica, que estuda a mente de forma subjetiva e destaca o inconsciente como determinante do comportamento.

Em meados do século XX, as duas correntes principais entram em desuso e surge uma nova abordagem adepta ao estudo científico de Gestalt. Foi o início da psicologia cognitiva, que focava na percepção holística. O rápido avanço da comunicação fez com que essas teorias ramificassem em diversas outras, como a cognitiva-comportamental e a humanista. Contanto, as observações tomaram rumo ao ambiente em específico, surgindo a psicologia social. Nela são revelados fatos curiosos sobre nossas atitudes, como preconceitos, manipulações, comportamentos agressivos e altruístas. A influência de Freud foi voltando e moldando a psicologia do desenvolvimento, que inicialmente estudava a evolução das crianças e, tardiamente, estendeu-se a todas as fases da vida. No final do século XX, surge a psicologia da diferença, que identifica os traços de personalidade e os fatores compositores da inteligência.

Atualmente, a psicologia encontra-se em perspectivas diversas, sendo multidisciplinar. Ela vai além dos laboratórios e consultórios clínicos, atuando nas escolas, nas empresas, no esporte, na política, no jurídico, etc. Ela vem crescendo imensamente, tomando conta dos mistérios que a rodeavam e mostrando cada vez mais sua importância para a humanidade.

A história do 1º semestre de Psicologia da UNISANTOS

Iniciamos nossa história de classe com a Adolescência no Bairro. O intuito era agrupar pessoas de um mesmo bairro (ou de localizações próximas) para construir e relacionar a idéia de espaço/tempo presente. Tivemos a oportunidade de nos conhecer melhor em um ambiente diferente da sala de aula, criando uma comunicação mais descontraída. Essa atividade foi muito significativa, pois pudemos nos aproximar mais. Isso é de extrema importância, já que estamos nos tornando psicólogos e um de nossos critérios é evitar reduzir a história do outro em uma pequena parcela de sua vida.

Assistimos aos filmes ‘Freud além da alma’ e ‘Um método perigoso’ para compreender melhor o acréscimo do paradigma psicológico ao paradigma orgânico. Vimos a distinção do consciente e inconsciente e as suas atuações sobre o indivíduo. Adoecer não está necessariamente associado ao corpo físico, mas também à mente, a qual pode ocasionar diversos sintomas que diminuem a qualidade de vida.

Realizamos a atividade Janela de Johari, que teve como objetivo auxiliar no entendimento das comunicações intersubjetivas. Pudemos pensar mais sobre nós e os outros e as interpretações e julgamentos nos envolvem.

Outra atividade importante foi a Caixa Preta, que envolvia a sensibilidade dos alunos para perceber estímulos desconhecidos. Foi necessário atribuir o método científico, aplicando pensamentos dedutivos e indutivos para tentar desvendar a incógnita presente na caixa. Por fim, vimos que muitas das deduções não estavam corretas e relacionavam-se a falácias. Concluímos que não é possível identificar o inconsciente de imediato, é necessário analisar e apronfundar-se a todos os seus aspectos, para então, ter uma idéia sobre o mesmo.

O que é a Psicologia para nós

Acima de nós e de todos, a Psicologia é o estudo científico da mente e do comportamento. Foi a partir dessa breve explicação que nosso interesse pela área se despertou. Aliás, a mente humana sempre foi alvo de muitas especulações e são poucos os que não apresentam nenhum interesse sobre a mesma. Mas ao tratar de um conceito tão amplo, é necessário tomar cuidado com as pseudociências atreladas a ele.

O pensar cientificamente é um dos pontos essenciais da Psicologia. Existem diversos conceitos e práticas não regulamentados pelo método científico que disseminam popularmente e distorcem a realidade sobre o psiquismo. A importância de uma base científica é que a todo o momento existem pessoas tentando provar o contrário do que tomamos como verdade. Ou seja, a ciência testa a si mesma todos os dias, sempre permitindo a evolução do pensamento, enquanto muitas práticas são baseadas em fatos antigos, ou até mitos, que já foram descartados experimentalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com