TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Psicologia

Por:   •  6/12/2021  •  Resenha  •  4.050 Palavras (17 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

Aluna: Fabíola da Cunha Ferreira Pinton

Disciplina: Introdução à Psicologia

Professor: Carlos Linhares Veloso Filho

Avaliação 1 – Pesquisa Teórica

1) No começo de qualquer trabalho histórico, impõe-se uma questão inicial: seriam as transformações do objeto estudado produto da evolução gradual e contínua de uma experiência original, ou seriam o resultado de múltiplas combinações casuais e inesperadas? É quase um consenso entre os historiadores da psicologia o estabelecimento do século XIX como marco institucional do surgimento dessa disciplina. Uma boa parte dos textos sobre história da psicologia aponta para uma origem remota, como se a psicologia pudesse encontrar nessa sua fundação no século XIX ecos de uma experiência e de uma curiosidade bem anteriores. Uma outra forma de pensamento histórico aponta para o surgimento da psicologia a partir da irrupção de condições bem peculiares que teriam surgido de forma singular a partir do século XVI, e que confluiriam para a necessidade do conhecimento de si, da busca de uma natureza na individualidade e na interioridade humanas. Muito mais do que uma tomada de consciência, teria se produzido uma nova experiência da relação consigo e com os demais, em que um conhecimento disciplinado e naturalizado teria se imposto como uma necessidade. Com base no conhecimento adquirido na disciplina e no texto indicado na bibliografia faça uma resenha discorrendo sobre: 1) A constituição de um plano de subjetividade; e 2) a constituição de individualidades, como fundamental para o surgimento da psicologia como ciência independente no final do séc. XIX (mínimo 1 lauda, máximo 3 laudas).

A subjetividade é entendida como um campo de experiências interiores marcado por uma auto-reflexão. Foucault defendia a idéia da existência de uma verdade interiorizada no indivíduo.

Buscava-se examinar, desvendar e dissecar a interioridade do sujeito, à partir da noção de verdade, fomentando assim o campo da subjetividade, do qual surgiu a psicologia. Esse domínio da subjetividade foi crucial para a emergência da psicologia.

Uma das variantes de Foucault foi chamada de cuidados de si, que estabeleciam relações de cuidado consigo desde a antiguidade pagã.

A ética ou cuidado de si, está relacionada com a maneira pela qual o indivíduo deve constituir a si mesmo enquanto sujeito moral das próprias ações, ou seja, como ele deve se comportar para agir de acordo com a moral.

Na Antiguidade greco-romana essa busca pelo verdadeiro eu não existia, o que impera nesse período é uma vida calçada no auto governo e na justa medida. Entre os gregos até existia uma interioridade, mas que não era individualizada, reflexiva e ancorada em um eu.

Com a modernidade surgiram outras formas de relação consigo: a religiosa (que já existia), a sexualidade e a separação entre público e privado. Surge também a questão filosófica da relação Estado e as liberdades individuais.

A partir do séc. XVII o exame da interioridade tem como meta não mais distinguir a presença do bem e do mal, e sim o acesso à verdade e a fuga das ilusões. René Descartes estabelece nessa época um dos primeiros pilares de um novo porto seguro do pensamento: uma intuição imediata do próprio eu pensante, o Espírito e o Sujeito, enquanto sede da verdade.

A essa solução racionalista sobre a questão do conhecimento se opõe a alternativa empirista de Jonh Locke (1624-1704), George Berkeley (1685-1753) e David Hume (1711-1776), para eles o conhecimento viria se não de nossas paixões e sentidos. Razão ou sensibilidade nos séc. XVII e XVIII foram o grande debate.

Kant (1781) trouxe uma nova ótica da nossa subjetividade, trazendo uma nova base do conhecimento: Sujeito Transcendental (razão) e do diverso sensível (experiência). Esses novos parâmetros exigem que para a psicologia ser reconhecida enquanto ciência, ela deve ter todo o rigor de uma experiência cientificamente medida e matematizada.

Surge no final do séc. XIX, na Alemanha, a psicologia como ciência independente tendo Wilhelm Wundt como precursor. Daí surge uma questão emblemática para o psicólogo: pois como fazer ciência precisa do que, em nossa experiência é impreciso?

Como diria Pierre Gréco (1972), esta é a desgraça do psicólogo com relação a seu método: “nunca está seguro de fazer ciência. E quando faz nunca está seguro de que faça psicologia”.

Deixamos aqui a história da subjetividade ou da interioridade reflexiva e inicia-se o processo da individualização como valor social que se impõe acima da coletividade e da comunidade.

Conforme Norbert Elias (1994), até o séc. XIII a palavra indivíduo não existia. Dada a inexistência do indivíduo como valor, vou utilizar como norte, o fim da Antiguidade, onde a história da constituição da individualidade começa a existir.

Os acontecimentos que poderiam fundamentar uma experiência de individualização no campo social e político, começam a desabrochar no fim da Idade Média. Com a criação dos Estados Modernos a matriz cristã existente se  laicizaria, ou seja, todos são irmãos perante a lei divina e também perante o Estado. O Estado se baseia de um Poder Pastoral enquanto matriz.

Passa a existir a primeira experiência de individualização no séc. XVI: indivíduo enquanto sujeito autônomo, singular, igual aos demais e dotado de uma interioridade. Surge o que Foucault (1976) chama de indivíduo soberano regulado pela lei. Aqui o Estado não tem como meta o Bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos, o indivíduo seria meramente fonte, mas jamais alvo de um poder. Esse indivíduo neste momento, também não é objeto de qualquer saber.

Devido a vários fatos sociais, econômicos  e tecnológicos da época, que não se baseavam mais na Lei, surgiu a necessidade do esquadrinhamento e vigilância constante dos indivíduos ao longo do tempo e do espaço.

Sendo assim, se impõe uma duplicidade no que se entende por indivíduo: indivíduo soberano e o indivíduo disciplinado. Este novo individuo desponta não mais como um sujeito, mas um objeto determinado, singular, diferenciado e dotado de uma interioridade, que seria alvo do cuidado dos Estados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (155.3 Kb)   docx (66.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com