TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História não Contada Dos Distúrbios De Aprendizagem

Dissertações: A História não Contada Dos Distúrbios De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  1.106 Visualizações

Página 1 de 4

Fontes de informação/fonte histórica:

Segundo o Prof. DR. Marcos Sorrilha Pinheiro, no texto complementar de nossa apostila, fonte histórica é: “...todo material produzido por sociedades ou indivíduos em tempos anteriores ao nosso e que nos ajudam a compreender o modo de vida, os hábitos e costumes de um determinado contexto histórico ou os desdobramentos de acontecimentos históricos.” Ele ainda coloca que a fonte histórica permite “...a compreensão da relação existente entre o homem e o tempo, e entre o tempo e os significados construídos pelos homens em seus valores, conceitos, hábitos e costumes” e que “...tudo o que uma sociedade deixa é útil para reconstruir o seu passado.”

As fontes histórica informam pistas que permitem que possamos relatar a vida de nossos antepassados em uma outra época. São recursos muito ricos para o trabalho em sala de aula na busca da construção da identidade histórica e cultural por parte do aluno. É ferramenta que permite o ensino de forma contextualizada e deve estimular o pensamento crítico e a conscientização por parte do aluno do mundo em que vive.

Como exemplo de fonte histórica escolhi uma foto antiga do tempo dos meus avós. Nessa foto em preto e branco meus familiares estão todos na calçada em frente à casa da minha avó. Não sei ao certo em que ocasião, mas provavelmente estavam comemorando alguma data festiva.

Além de observar os elementos que a foto traz, pude recorrer ao que meus avós e meus pais me contaram sobre aquela época a que a foto retrata. Nesse caso, a tradição oral teve um peso grande para que eu pudesse compreender os costumes, as tradições e os modos de vida daquela época.

A própria foto em preto e branco já nos mostra a questão do avanço tecnológico. Naquela época as fotos eram todas em preto e branco. A forma de revelação era diferente. As fotografia ainda não tinha entrado na era digital. A qualidade da imagem era outra. Em algumas fotos antigas pude perceber alguns traços coloridos e meus pais me explicaram que se tratava de pintura manual. Após a revelação da foto, alguns traços eram realçados com cor de forma manual, ou seja, pintava-se a foto. Hoje, a foto digital faz parte de nosso cotidiano, qualquer pessoa a qualquer momento pode tirar uma foto pelo seu telefone celular. Essa foto pode, inclusive, ser automaticamente encaminhada para redes sociais e pode ser impressa imediatamente. Na época de meus avós era preciso contratar um fotógrafo, pois as pessoas não tinham poder aquisitivo para comprar uma máquina fotográfica. O processo de revelação da foto era demorado e era feito pelo próprio fotógrafo. Tudo isso demandava mais tempo e dinheiro. Nessa foto também pude observar as pessoas de forma descontraída na calçada na frente de casa. No relato de meus pais e avós fica evidente a questão da vida em sociedade, como a questão da violência não estava presente como hoje. As pessoas ficavam despreocupadas com assaltos ou roubos. Na época da foto podiam ficar tranquilas na frente de casa para bater um papo, sentadas com os vizinhos. As fachadas das casas eram diferentes. Não tinham grades, portões altos, cercas elétricas. Essa casa da foto tinha apenas uma muretinha baixa. Algumas pessoas estão inclusive sentadas na mureta e minha avó disse que os muros no fundo do quintal também eram baixos e isso permitia que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com