TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO BRINCAR

Por:   •  19/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.054 Palavras (13 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 13

 


1  INTRODUÇÃ

A brincadeira tem sido cada vez mais usada dentro de instituições educacional devido sua influencia no desenvolvimento infantil e pela motivação interna para tal atividade. O brincar é tão característico da infância, e traz inúmeras vantagens para a constituição da criança, proporcionando a capacitação de uma serie de experiências que irão contribuir para o desenvolvimento futuro dela.

Um dos pensadores que desenvolveu uma teoria sobre o tema foi Lev S. Vygostsky, o qual buscou entender a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos ao longo da historia da espécie humana, Vygostsky ao longo de sua obra, discute aspectos da infância, destacando-se suas contribuições acerca do papel  o brincar desempenha, fazendo referencia a sua capacidade de estruturar o funcionamento psíquico da criança.

O brincar revela-se como um instrumento de extrema relevância para o desenvolvimento da criança, sendo uma atividade normal da faze infantil, merece atenção e envolvimento. A infância é uma faze que marca a vida do individuo e o brincar nunca deve ser deixado de lado ,pelo contrario, deve ser estimulado, já que é responsável pelo auxilio nas evoluções psíquicas.

O crescimento da criança vai evidenciar que por meio do brincar, ela liberta seu pensamento para que fique estritamente ligado aos estímulos perceptuais. A relação entre o brincar, e o brincar e a mediação são primordiais para a construção de novas aprendizagens. Existe uma estreita vinculação entre as atividades lúdicas e as funções psíquicas superiores, assim pode se afirmar sua importância sócia cognitiva para a educação infantil.

As atividades lúdicas podem ser o melhor caminho de interação entre adultos e crianças para gerar novas formas de desenvolvimento e de reconstrução de conhecimento.

  1. Objetivos

Constitui objetivo geral deste trabalho é participar de aulas em sala e fora dela, para observar a importância do brincar e atividades lúdica no desenvolvimento infantil. Tentarei enfatizar os benefícios que o brincar pode e deve proporcionar as crianças no contexto escolar.

  1. Procedimentos Metodológicos

Para o desenvolvimento desse relatório, foram realizadas setenta horas de estagio em campo acompanhando aula de alunos de Educação Básica nas turmas da fase V, VI e 1º Ano.

Outra metodologia utilizada durante toda a realização do estagio foi o levantamento bibliográfico, para compreensão teórica e fundamentação do relatório.

  1. Estrutura do trabalho

Este relatório de estágio está esquematizado da seguinte forma:

O capítulo 2, a seguir, apresenta a instituição, o histórico e a área em que o estágio será desenvolvido.

O terceiro capítulo é apresentado á fundamentação teórica , onde fala sobre o brincar e seus benefícios na aprendizagem  e desenvolvimento infantil.

O capítulo 4 é as descrições das atividades

No capitulo 5, nas considerações finais onde expresso a vivencia com as crianças e professores.

Por fim , no sexto capitulo, é a conclusão do trabalho onde esta as contribuições do estagio para minha vida acadêmica.


SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICOLOGO ESCOLAR

Nos dias atuais o Psicólogo Escolar/Educacional não atua somente visando déficits de aprendizagem dos alunos, mas também na promoção de saúde dos mesmos. Ele melhora a atuação do aluno e promove a multiplicação de saberes.

As habilidades sociais é uma das ferramentas do Psicólogo Escolar/Educacional, pois ele atua tanto através das interações como nas interações. Ela também serve para se identificar onde se encontra o problema, pois a maioria dos problemas escolares é causado por relações, seja ela entre aluno-professor, aluno - pais. As habilidades sociais servem para se investigar os focos de intervenção.

As habilidades necessárias para um PEE são a capacidade analítica que consiste em um olhar reflexivo (teórico) as demandas da escola. E também no enriquecimento teórico para identificação de casos, pois os problemas podem ser iguais, porém sua causa e sua resolução podem pedir um enfoque diferente do que foi seguido anteriormente. E a segunda habilidade é a capacidade instrumental que consiste em o PEE saber o que vai fazer e como fazer, de modo que interaja com todos os envolvidos. Ai entra mais uma vez as necessidades das habilidades sociais.

As praticas do PEE na escola são: a anamnese que seria a coleta de dados que se dá através de entrevistas, questionário, observações sistemáticas e etc. Ela serve para o levantamento de dados a cerca da vida do indivíduo. Vale salientar que por mais que o PEE faça a anamnese ele não pode atender alguém da escola como um psicólogo clínico, tudo que for da área da psicologia clinica, tem que ser encaminhada para a mesma. Outra pratica é a investigação para se descobrir quais são as demandas da escola. A diagnose que são as análises dos dados coletados e assim a identificação dos focos no qual se necessita de intervenção. E por fim a intervenção no qual são formuladas propostas de atuação sobre as demandas da escola.

O PEE deve saber várias coisas além do seu foco, como a matemática, geografia, filosofia, aprendizagem, pois só assim se terá uma boa atuação na escola. Ele não ficará restrito somente aos assuntos relacionados a psicologia educacional/escolar, mas também poderá intervir em fatores que apresentam problemas, claro que se tiver o conhecimento a respeito do assunto. Vale salientar que é de suma importância se ter o conhecimento sobre a filosofia da educação, pois é ela que dá o sentido da prática educativa, ou seja, é uma coisa indispensável para o PEE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com