TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO BRINCAR

Por:   •  9/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTANCIA DO BRINCAR

        

A importância do brincar é amplamente reconhecida para o desenvolvimento infantil, muitas vezes nos deparamos com crianças atribuladas ao meio das rotinas diária, e fica difícil encontrar espaço entre tantas atividades para que elas possam simplesmente brincar.

O brincar é muito importante para as crianças, pois as brincadeiras contribuem no processo de desenvolvimento das mesmas, assim os motivos para se brincar vem desde o praser que o lúdico proporciona até o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social do sujeito, é onde ele pode expressar seus desejos e suas vontades.

Ao brincar a criança recria acontecimentos, pois ela vive no mundo do faz de conta, e a maneira com que cada criança brinca desperta a imaginação e a criatividade, então não existe atividade tão importante como o brinquedo e a brincadeira no desenvolvimento dessa criança. (Froebel 1912).

                                         A criança que brinca sempre com determinação é auto-ativa, perseverando, esquecendo sua fadiga física e pode certamente tornar-se um homem determinado, capaz de auto sacrifício para a promoção do seu bem e de outros, o brincar em qualquer tempo não é trivial, é altamente serio e de profunda significação.(Froebel 1912, apud Rocha, 2000, p. 86).

O brincar é uma maneira de desinibir as crianças e uma forma de socialização entre elas, então o papel do brincar é muito importante pois ela contribui não apenas no desenvolvimento das crianças mas também na preservação e valorização da cultura.

Brincar vai muito além da fantasia, a criança experimenta possibilidades de conhecer e construir novas perspectivas.

                                         Ao mesmo tempo em que a criança modifica seu meio, é modificada por ele. Ao construir seu meio atribuindo-lhe a cada momento determinado significado, a criança é por ele constituída; adota formas culturais de ação que transformam sua maneira de expressar-se, agir e sentir.(OLIVEIRA 2002, p.126).

Atravez das brinadeiras a criança descobre o mundo a sua volta, pois elas trazem conhecimentos já adquiridos e transformam em conceitos com os quais brincam. Pois esses conhecimentos provem de experiências vividas com familiares, amigos, ou outros ambientes e assim passam para as brincadeiras.

O brincar através de brinquedos, jogos e brincadeiras, propicia a criança novos conhecimentos, e aprimora o que ela já aprendeu anteriormente. O aprender brincando desenvolve a capacidade de organização, assim como a reflexão, a argumentação e como aprender a perder e ganhar, a como trabalhar em grupo, a seguir regras entre outras coisas.

O jogo propicia para a criança a competição e o desafio, levando a mesma a superar as dificuldades e a motivando para um bom aprendizado. Por isso as atividades lúdicas quando usadas como estratégias para a aprendizagem, devem estar presentes no cotidiano da educação infantil, e podem ser um auxilio para se alcançar resultados surpreendentes nas atividades traçadas pelo educador.

Os jogos e brincadeiras na educação infantil contribui para a aprendizagem das crianças, pois ela incentiva a criatividade, a socialização com outros, elem de exercitando a convivência e a cooperação entre eles. Recebendo assim sempre incentivo de pais e professores para que isso possa ocorrer satisfatoriamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com