TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS EMOÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DA CRIANÇA: EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  11/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.255 Palavras (18 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE PADRE JOÃO BAGOZZI

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOLOGIA

Edilaine Carla Soares

Gessica Wengrzen

Kharine Thamares Antunes

A IMPORTÂNCIA DAS EMOÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DA CRIANÇA: EDUCAÇÃO INFANTIL

CURITIBA

2018[pic 2][pic 3]

A IMPORTÂNCIA DAS EMOÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DA CRIANÇA: EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Edilaine Carla Soares[1]

Gessica Wengrzen[2]

Kharine Thamaris Antunes[3]

Professora Orientadora Ivonete Haiduke[4]

RESUMO

As emoções e o desenvolvimento delas na Educação Infantil podem aprimorar a aprendizagem e as relações sociais na sociedade, ao se desenvolver a criança assimila e aprende a controlar suas emoções de acordo com suas vivências, As emoções desempenham um papel importante no desenvolvimento integral e social do ser humano, se respeitada desde a infância às crianças tem uma maior facilidade em compreender suas frustrações, tais como: irritações, tristeza, timidez e outros sentimentos que as emoções possam causar. Contudo para que as crianças possam desenvolver tais controles e entendimentos é necessário à ajuda do Professor, compreendendo a cultura e o contexto social e familiar de seus alunos, o Professor também deve sempre acreditar e respeitar a criança, a observação do Professor é muito importante também, ele precisa criar laços afetivos e transparecer confiança para a criança, pois uma das motivações para aprendizagem da dela está no vinculo que ela estabelece com o seu educador. O papel da escola e da família nas emoções é muito importante, pois ambas precisam compreender que a criança necessita vivenciar sua infância, frustrar-se, ter tempo para brincar e entender que a vida tem seu encanto e deve aproveitá-la.

Palavras-chave: Emoções, Aprendizagem, Criança, Professor, Escola/ Família.

1  INTRODUÇÃO[5] 

        As emoções são sentimentos ou sensações que podem partir de diversas situações, na escola, em casa, enfim em diversos locais dependendo das situações vividas. As crianças podem aprender a conviver com seus sentimentos normalmente, saber lidar com eles requer primeiramente compreendê-los, ter discernimento para resolvê-los e a partir disso, vivenciar.                                                                                                        De acordo com Barros (2008, p. 145) “a criança apresenta variações intensas e extremas em seu aspecto emocional, pois vai do choro ao riso com muita facilidade. Essa variação emocional é reduzida ao longo do desenvolvimento e a criança passa a ter maior controle emocional”.

A problemática que norteou esta pesquisa, como é positivo ensinar as crianças a controlar as suas emoções? Se faz necessário que a criança entenda que em algumas de suas vivências possam existir desafios, que nem sempre serão positivos, podem haver momentos de frustrações.  Esta questão possibilitou perceber o quão importante e fundamental são, através do ludicidade e do brincar na educação infantil, pois é uma fase importante,  em que a criança demonstra através destes suas angustias e desejos. Por mais difícil que seja a situação, a criança precisa aprender a controlar estes sentimentos. É papel do educador preparar à criança para o futuro, para as suas capacidades de enfrentar e promover o seu desenvolvimento pleno.

Conhecer sobre a cultura e sobre o contexto familiar e social ajuda o educador na compreensão das emoções das crianças. Acreditar na criança e nas suas potencialidades é fundamental. Se o professor é um ser onde acredita e respeita seu aluno ele promove possibilidades positivas tanto de aprendizagens quanto na integridade emocional.

É visível notar que a empatia é relevante no processo de socialização e aprendizagem da criança. Como ela é a capacidade de compreender as emoções e atitudes das pessoas, se torna um instrumento importante no processo de aprendizagem.

Ao se desenvolver, a criança assimila e aprende a controlar suas emoções de acordo com as suas vivências, favorecendo, assim, os seus relacionamentos sociais. Para as crianças que tem uma maior “dificuldade” em compreender e lidar com seus sentimentos cabe ao professor ter um olhar atento e auxiliar nesse processo, que para algumas possam causar sofrimentos negativos em sua infância, acarretando traumas para a vida toda. Quando orientadas e bem resolvidas crescem determinadas e capazes de resolver problemas com segurança.

        

  1. EMOÇÕES

As emoções são caracterizadas como sensações físicas ou emocionais notadas pelo ser humano, atentadas por algum estímulo, como um sentimento ou um acontecimento. Quando não existe amor, não existe emoção.  Quem não se emociona com algo, termina o abandonado. Tudo está interligado. E tudo parte do mesmo princípio: as emoções. De acordo com Almeida (1999, p. 82)

A emoção está sempre na vida do indivíduo; mesmo em estado de serenidade ela se encontra como que latente. Portanto, se nenhuma atividade, por mais intelectual que seja, suprime a emoção, nenhuma situação emocional, por mais intensa que seja elimina completamente a presença da razão. Convivendo em estado de perfeita comunhão, quando uma sobressai na atividade é porque a outra se encontra eclipsada. Dessa relação de complementaridade entre a emoção e a inteligência depende o desenvolvimento do sujeito.

        Emoções são sistemas por meio da agitação de sentimentos e de atitudes. Elas aparecem desde os anos iniciais, da rapidez às respostas, de fugir ou atacar, em que não há tempo para deliberar.                                                                                                 A emoção é determinante na evolução mental: a criança responde a estímulos musculares e comportamentais. Esse movimento sinaliza a sensibilidade da criança ao ambiente. Passa a reproduzir os traços dos estímulos do ambiente escolar e ou familiar, sendo ele positivo ou negativo afetando diretamente em sua vida e suas ações.                        Sabe-se que não é possível determinar ou quantificar o número exato das emoções sentidas pelas pessoas, mas é possível visualizar as principais, que são elas: alegria, tristeza, raiva, medo, afeto e confiança. A alegria é avaliada como uma primeira emoção, que surge por vários estímulos, sejam eles positivos do local de diálogo humano. Já a tristeza se relaciona aos sentimentos ao contrário da alegria, causa baixa estima, solidão, depressão ou sentimento de perda. Também pode citar que ela leva à frustração, algo em que se apostou muito para dar certo, e ocorre de forma não esperada, gerando um sentimento negativo.                                                                                         Nas escolas é observado desde os bebês até aos maiores que as emoções ocorrem a todo o momento. As crianças, por exemplo, quando adaptados à escola e à professora, depositam a confiança. E para chegar até essa segurança, são gerados outros sentimentos emocionais entre eles o afeto. Em uma brincadeira quantas vezes são realizados o sentimento da raiva, por exemplo, quando um amigo vem e lhe faz algo que desagrada, é conhecido como os  conflitos. Para Barbosa (2009, p.111):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (227.2 Kb)   docx (572.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com