TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ

Monografias: A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ

O termo feedback é utilizado nas relações interpessoais, como um meio de fornecimento de informações a respeito de como a atuação de uma pessoa ou grupo está afetando outras, logo, feedback é informação.

No processo de comunicação interpessoal, o feedback auxilia a melhorar e aprimorar relações entre pessoas e grupos, mas para tornar-se realmente útil o processo de feedback precisa ser tanto quanto possível:

1. Descritivo ao invés de avaliativo

2. Específico ao invés de geral

3. Compatível com as necessidades de ambos, emissor e receptor

4. Dirigido para objetivos possíveis de modificação

5. Solicitado ao invés de imposto

6. Esclarecido para assegurar o entendimento

Por que é difícil receber feedback?

É difícil aceitar nossas ineficiências e ainda mais admiti-las para outros publicamente. A questão de confiança na outra pessoa é crítica, especialmente em situações de trabalho ou outras que podem afetar a nossa imagem. Podemos, também, recear o que a outra pessoa pensa a nosso respeito. Podemos sentir que, nossa independência esteja violada ou que o apoio que esperávamos, nos esteja sendo negado. Quando percebemos que estamos contribuindo para manter um problema e que precisaremos mudar para resolvê-lo, podemos reagir defensivamente: paramos de ouvir, negamos a validade de feedback, agredimos o comunicador apontando-lhe também seus erros, etc. As vezes, a resolução de um problema, pode significar descobrir e reconhecer algumas facetas de nossa personalidade, que temos, evitado ou desejado evitar até de pensar.

Por que é difícil dar feedback?

Gostamos de dar conselhos e com isso sentimo-nos competentes e importantes. Daí o perigo de pensar no feedback como forma de demonstrar nossa inteligência e habilidade, ao invés de pensar na sua utilidade para o receptor e seus objetivos. Podemos reagir somente a um aspecto do que vemos no comportamento do outro, dependendo de nossas próprias motivações, e com isso tornamo-nos parciais e avaliativos, servindo o feedback como desabafo nosso ou agressão velada ou manifesta. Podemos temer reações do outro, sua mágoa, sua agressão, etc., isto é, que o feedback seja mal interpretado, pois, em nossa cultura, feedback ainda é percebido como crítica e tem implicações emocionais (afetivas) e sociais muito forte, em termos de amizade ( ou sua negação), status, competência social.

Se o receptor se torna defensivo, podemos tentar argumentar mais para convencê-lo ou pressioná-lo. Assim, reagimos á resistência com mais pressão e com isso aumentamos a resistência (defensividade), o que acontece tipicamente em polêmicas que se radicalizam. Muitas vezes, a pessoa não está preparada psicologicamente, para receber feedback ou não deseja nem sente necessidade. Ë preciso atentar para estes aspectos de nula ou fraca prontidão perceptiva, que constituem verdadeiros bloqueios à comunicação interpessoal. Se insistirmos no feedback, a pessoa poderá duvidar de nossos motivos para tal negar a validade dos dados, racionalizar, procurando justificar-se,etc.

(extraído do livro: Desenvolvimento Interpessoal, Fela Moscovici)

FEEDBACK CONSTRUTIVO

Ações chave-:

1) Estabeleça o objetivo construtivo do seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com